Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Sistema utilizado na gestão dos programas da UGPE é destaque em palestra de meio ambiente

O SGSA é uma ferramenta de gerenciamento que preconiza procedimentos e padrões em todas as atividades desenvolvidas nas obras

Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, a Subcoordenadoria Ambiental da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) apresentou, nesta sexta-feira (11/06), o Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA) utilizado nos projetos executados pela unidade. O evento promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) ocorreu no auditório da pasta, no Shopping Via Norte, zona norte da cidade.

O evento abordou diversos aspectos ambientais, e a contribuição da Subccordenadoria Ambiental da UGPE foi apresentar um pouco como o SGSA foi concebido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), suas diretrizes e procedimentos na execução das atividades. O sistema tem o objetivo de gerir, mapear, analisar e buscar alternativas para minimizar impactos ambientais e sociais.

A UGPE foi representada pelo subcoordenador ambiental, o engenheiro florestal Otacílio Cardoso, que dissertou sobre ferramenta desenvolvida e acompanhada pelo BID, a fim melhorar os aspectos socioambientais financiados pelo órgão financiador.

“As exigências são fortemente solicitadas para fazer a gestão ambiental, então o intuito é levar um pouco do conhecimento da UGPE sobre gestão socioambiental para a Seinfra, e que a gente consiga compartilhar, primeiramente, as experiências do trabalho que eles desenvolvem lá e cruzar com o que a gente trabalha desenvolve aqui, uma vez que a ferramenta é referência nas políticas de salvaguardas ambientais dos projetos financiados pelo BID”, explica o subcoordenador.

Além da palestra sobre o Modelo de Gestão Socioambiental do Prosamim, o evento contará com outras quatro palestras de cunho ambiental e entrega de mudas de plantas frutíferas e ornamentais.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

-publicidade-