26.3 C
Manaus
terça-feira, dezembro 5, 2023

Sob a promessa do presidente Lula de baratear os custos, as passagens aéreas tiveram um aumento surpreendente de 37% em apenas dois meses

O Brasil enfrentou um aumento significativo nos preços das passagens aéreas nos últimos dois meses, uma situação que contrasta com a promessa do presidente Lula de tornar as viagens aéreas mais acessíveis. Esse aumento de 37% contrariou as expectativas do governo e afetou significativamente o orçamento dos consumidores.

O papel desse aumento nos preços das passagens aéreas foi crucial no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, o indicador oficial de inflação no país. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacam um aumento mensal de 23,7% e um acumulado de 37,17% nos últimos dois meses nas tarifas aéreas.

Apesar da inflação geral de outubro ter se mantido em 0,24%, abaixo das projeções do mercado financeiro, o setor aéreo se destacou com esse expressivo aumento. Olhando o ano como um todo, houve um aumento de 13,53% nos preços das passagens, e uma elevação de 3,31% nos últimos doze meses.

Esse cenário reflete as complexidades do mercado aéreo no Brasil e o desafio enfrentado pelo governo Lula em cumprir sua promessa de reduzir os custos de viagem para os brasileiros.

spot_img