24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Sonora Brasil Sesc 2019 inicia nesta sexta no Teatro da Instalação

Nesta sexta (9), o Sesc AM inicia à 22ª edição do projeto Sonora Brasil. Com o tema “A Música dos Povos Originários do Brasil” os Grupos DZUBUCUÁ do Povo Kariri-Xocó, e MEMÓRIA FULNI-Ô do Povo Fulni-ô se apresentarão no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro), a partir das 19h. Todos os espetáculos têm a entrada gratuita e classificação livre.

Este mesmo espetáculo será apresentado em Parintins (Liceu de Artes Cláudio Santoro, Sala multiuso, 5º andar) no dia 11, às 19h.

Grupo DZUBUCUÁ do Povo Kariri-Xocó e Grupo MEMÓRIA FULNI-Ô do Povo Fulni-ô

Os Kariri-Xocó vivem na região do baixo São Francisco em Alagoas e, em 2010, somavam cerca de 2000 indivíduos. A música tradicional dos Kariri-Xocó, o toré é um ritual indígena mágico-espiritual, que envolve performance corporal e música. Os torés tradicionais não têm letras e utilizam os buzos (espécie de flauta), maracás de mão e de tornozelos. No repertório, além dos torés, estão os rojões, que já fazem parte da tradição musical deste povo e são um reflexo do trabalho nas fazendas e da dinâmica de trocas culturais ocorridas na região. As letras cantadas em português possibilitam conhecer um pouco da história do povo, falando do cotidiano dos indígenas nas colheitas ou nos dias atuais, ou trazendo sincretismos religiosos e remetendo ao tempo da colonização quando eram obrigados a praticar suas tradições secretamente.

As músicas tradicionais do povo Fulni-ô são o toré e a cafurna. O Toré é um ritual sagrado, o cântico coletivo sem letra é o único canto que usa instrumentos de sopro junto à percussão e que segundo seus praticantes é o mais antigo dos Fulni-ô. O toré afirma a união e é praticado em ocasiões especiais. As cafurnas, em yaathe unakesa, são manifestações de sentido múltiplo, pois se referem à dança, à música, aos modos de cantar, à profecia, ao estilo e tradição e à estética. São cantadas e acompanhadas de maracás de mão e de tornozelo e retratam a realidade e o contexto indígena, tratando de temas que abrangem aspectos como preservação da natureza, reverência aos animais da região e identidade indígena.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui