Amazonas Notícias

SSP-AM apresenta dados de redução de criminalidade no Amazonas

Manaus – A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) divulgou, nesta terça-feira (14/11), uma significativa redução nos indicadores criminais no estado. A apresentação foi feita durante o 19º Ciclo de Gestão de Desempenho (CGD) das Forças de Segurança, em um evento na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em Manaus.

O encontro contou com a presença de representantes da Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). O coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança (Ciesp), tenente-coronel Rouget Britto, destacou que todos os dados são baseados em metodologia estatística rigorosa.

Os resultados incluem uma redução de 6% em homicídios e mortes violentas intencionais de janeiro a outubro deste ano. Além disso, houve queda significativa em outros crimes, como roubo de veículos (-17%), roubo a estabelecimentos comerciais (-38%) e roubo a residências (-33%).

O tenente-coronel Britto enfatizou a importância dos dados para avaliar o desempenho por zona e por unidade, permitindo ajustes necessários e melhorias contínuas. Ele mencionou que as zonas oeste e leste de Manaus tiveram os melhores resultados.

Durante o evento, os órgãos de segurança foram premiados com o “Selo Nível Prata” por seus desempenhos. A comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Otacicleide Pereira, e a delegada titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Juliana Tuma, destacaram a cooperação entre as forças policiais e a importância dos dados para aprimorar os serviços de segurança.

A diretora do DPTC, Margareth Vidal, comemorou o alcance de quase 100% da meta estabelecida e reforçou a relevância do CGD para o aprimoramento contínuo da Segurança Pública no Amazonas.

Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AM.

Relacioandos