24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

SSP-AM e Amazonastur ampliam capacitação para atendimento aos turistas durante os jogos Olímpicos

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur), iniciou nesta segunda-feira (7), capacitação sobre procedimentos de ‘Policiamento Turístico’ voltados para os Jogos Olímpicos. O curso é voltado para policiais Civis e Militares, Bombeiros Militares, além de guardas municipais, e irá aumentar a quantidade de servidores treinados para atender turistas durante os eventos.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel James Frota, que participou da abertura da aula, realizada no centro de Convenção Vasco Vasques, nesta manhã, os conhecimentos adquiridos estão entre os mais importantes legados para segurança pública. “É importante para nós aprimorarmos o atendimento às pessoas, sejam turistas ou aqueles vivem aqui em Manaus. A Polícia Militar possui servidores que atuam diretamente para o público turista, por meio da Politur. Nesse curso, os que já atuam nessa área vão poder reciclar os seus conhecimentos e os policiais militares que trabalham com o público em geral vão ampliar suas experiências. Ganha a população e ganha a segurança”, frisou.

A capacitação faz parte de um cronograma, com foco nas Olimpíadas, que está sendo oferecido aos servidores até o mês de julho. Segundo o diretor-geral do Instituto Integrado de Ensino (Iesp), coronel PM José Saraiva, mais nove cursos devem ser promovidos, todos com temáticas direcionadas a segurança nos Jogos Olímpicos. A estimativa é que 2 mil servidores participem da programação. “Estamos adquirindo importantes parcerias para os cursos que temos planejados. Nossa grade geral é formada por 11 cursos, todos eles voltados para as Olimpíadas que acontecem em agosto. Foi assim na época da Copa do Mundo em 2014, será assim no evento deste ano”, ressaltou.

As aulas do ‘Policiamento Turístico’ serão teóricas e práticas, abordando Conceitos Básicos do Turismo, Turismo no Amazonas, Qualidade no Atendimento ao Turista, Segurança Turística: Fatores determinantes, Introdução ao policiamento turístico e suas doutrinas, Planejamento e Peculiaridades do Serviço, Policiamento Fluvial Aplicado ao Turismo. O curso iniciou na manhã desta segunda-feira (7) e finaliza na próxima sexta-feira (11).

Entre as disciplinas práticas está a realização de um city tour que ocorrerá na quinta-feira, conforme explica a gerente de Registro e Fiscalização da Amazonastur, Luciana Vieira. “Os participantes vão ser levados para fazer visitas nos principais pontos turísticos da cidade, exatamente como costumamos fazer com os visitantes. A atividade contará com o ônibus panorâmico e guias turísticos. A ideia é transmitir aos servidores o ponto de vista dos visitantes. Entendemos que, ao se colocar no lugar do outro você, você fará um trabalho melhor”, explica.

Capacitação – No início de fevereiro cerca de 30 servidores do Sistema de Segurança Pública concluíram a primeira edição do curso ‘Primeiro Interventor em Ocorrências com Bombas e Artefatos Explosivos’, que foi ministrado durante três dias por peritos criminais da Polícia Federal, no Campus de Ensino II do Iesp, localizado na Avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Os servidores receberam capacitação para atuarem em situações que envolvam ocorrências com artefatos explosivos. Um exercício simulado de recebimento de denúncia de artefato explosivo em um prédio encerrou a programação.

Até julho outros cursos serão ministrados, entre eles: Escolta e Segurança de Dignitários, Investigação Criminal com ênfase em Narcóticos, Inteligência de Segurança Pública, Gerenciamento de Crises, Uso Diferenciado da Força e Tecnologia de Menor Potencial Ofensivo, Sistema de Comando de Incidentes, Atendimento Pré-Hospitalar, Incidente com Múltiplas Vítimas, Primeira resposta QBRN e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui