Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

SSP-AM lança ‘Operação Espectro de Segurança’ no bairro Jorge Teixeira

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) inicia nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, a “Operação Espectro de Segurança”, que visa aumentar a presença das políciais e a sensação de segurança nas ruas do bairro Jorge Teixeira, considerado, atualmente, um dos bairros com maiores índices criminais da zona leste.

A ação integrada, que segue até domingo, dia 8, conta com a participação de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Corregedoria-Geral. Participaram do lançamento da Operação, o comandante da PM, coronel Gilberto Gouvêa, o delegado geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, e representantes de órgãos que darão apoio às operações como Manaustrans.

De acordo com o secretário Sérgio Fontes, essa operação marca um novo modelo de operação integrada do Sistema de Segurança, que consiste no emprego de todas as tecnologias e ferramentas de inteligência que já são usadas pelos órgãos, como os helicópteros das Polícias Civil e Militar, o mapeamento de Geoprocessamento, uso das Forças Especializadas de Pronta-Resposta (Grupo Fera, Rocam e o Coe), que irão atuar conforme mapeamento de ocorrências registradas no bairro no período de 2014 a 2015.

Ele destaca que toda a operação será coordenada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM). No bairro Jorge Teixeira, o ponto de concentração da Operação será no 30º Distrito Integrado de Polícia (30º DIP), onde também será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Local, que dará suporte à operação. “O bairro Jorge Teixeira é uma das áreas da cidade que identificamos a necessidade de uma ação imediata. Sabemos que existem outras áreas que também precisam de ações como esta e elas também serão atendidas”, afirmou.

Sergio Fontes destacou o legado da operação com o uso das tecnologias. “Quando nós fazemos uma operação como esta, levantamos uma série de informações, mapas, georeferenciamento e muitas informações que irão servir para aqueles policiais que atuam naquela região depois possam vir aqui e planejar a sua atuação. Cada operação é uma pasta e será disponibilizada para todo o sistema de segurança”, disse.

O secretário destacou ainda a interação com a comunidade e a importância do uso do Disque-Denúncia da SSP-AM, o 181. “Além da operação, iremos nos reunir com os moradores para falar sobre a situação do bairro e ouvir as demandas que eles têm para nos apresentar”, afirmou.

-publicidade-