24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SSP reforça trabalho dos órgãos de segurança com inovações tecnológicas

Os órgãos de Segurança Pública do Amazonas ganharam reforços tecnológicos ao longo dos últimos 12 meses, com sistemas e aplicações desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

Em abril do ano passado, foi lançado o aplicativo “Aviso Polícia”. O app funciona como uma espécie de “botão do pânico”, em que o usuário aciona o socorro policial sem a necessidade de permanecer com a tela do telefone ligada. Neste período, foram mais de 16 mil downloads e centenas de ocorrências atendidas com deslocamentos de viaturas.

Três meses depois, o aplicativo ganhou um upgrade com um botão do pânico específico para mulheres com a vida em perigo. O ‘Alerta Mulher’ foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), sendo disponibilizado às vítimas de violência doméstica mesmo antes da concessão de medidas protetivas.

O aplicativo da secretaria de segurança tem capacidade para receber novas atualizações nos próximos meses, com a possibilidade de inclusão de um modo para ocorrências em escolas públicas e outro para veículos roubados, de acordo com o chefe do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico da Seagi, major do Corpo de Bombeiros, Marco Antonio Gama.

O modo para veículos roubados já tem uma ferramenta prévia, com o Sistema de Gestão de Veículos Roubados (SGV), que reforçou as ações de recuperação de veículos e alimenta com informações os controladores do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). No telão de monitoramento, os servidores da Segurança Pública fazem o acompanhamento da ocorrência.

Mais avanços – De acordo com o major Gama, outras ferramentas tecnológicas estão em diferentes estágios, algumas em pleno desenvolvimento, outras em fases de testes, e ainda outras aguardando um parecer jurídico para entrarem em funcionamento. “No caso dos veículos roubados, por exemplo, será possível acompanhar no telão a localização exata daqueles veículos que contam com rastreamento privado, agilizando o trabalho policial”, disse.

O chefe do Núcleo de desenvolvimento destacou o fato de as tecnologias estarem sendo desenvolvidas por servidores do próprio sistema de Segurança. “Quem está desenvolvendo já tem uma vivência, uma experiência e sabe o que o sistema precisa. Com isso, temos um ganho substancial”, afirmou.

Base – Criado junto com o Aviso Polícia, o Sistema de Aplicativos de chamadas de Emergência (Sace) é apontado pela equipe de desenvolvimento como um dos principais avanços tecnológicos para o Sistema de Segurança Pública. “É ele que recebe todos os dados das ferramentas já lançadas, servido como uma base que sustenta os demais”, afirmou o major da Polícia Militar do Amazonas Marco Antonio Gama.

Desde o lançamento, o Sace substituiu o modo de atendimento e despacho que antes era controlado pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), desenvolvido pela Prodam e utilizado pelos órgãos de Segurança Pública.

Desenvolvido pelos servidores estaduais, o Sace tem grande versatilidade, podendo ser integrado com outros sistemas, garantido uma atualização constante do mesmo. Em pleno funcionamento, a ferramenta englobará informações como as das tornozeleiras eletrônicas e das câmeras de vigilância, sejam elas públicas ou privadas.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui