27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sudam enfoca fortalecimento do setor produtivo no AM durante a FIAM 2015

Texto: Márcio Gallo
Foto: Divulgação/SUFRAMA

Diante dos desafios impostos pelo atual cenário econômico do País, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realizou nesta quinta-feira (19), no Comfort Hotel, o seminário ‘Apoio a Investimentos no Estado do Amazonas’, buscando debater sobre recursos e mecanismos de fortalecimento do setor produtivo do Amazonas. O evento é decorrente do projeto Sudam Itinerante e integra a programação da Jornada de Seminários da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015).

A presença de um público qualificado demonstrou a importância do tema em discussão. Entre os participantes estavam o governador do Estado do Amazonas, José Melo, o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, o superintendente do Banco da Amazônia (Basa), Marivaldo Melo, e o superintendente adjunto de Operações da SUFRAMA, Adilson Vieira, além de empresários, gestores e representantes de diversas instituições, como a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Sudam Itinerante, projeto tema do seminário dessa quinta-feira, é uma iniciativa criada por solicitação do Ministério da Integração e da Controladoria-Geral da União (CGU) para fazer a divulgação dos incentivos fiscais e financeiros e o estreitamento institucional com os governos dos Estados e instituições financeiras, assim como o estabelecimento de novas parcerias nas áreas de planejamento e investimento privado. Após passar por Rondônia, Acre e Pará, a ação chega ao Amazonas aproveitando a estrutura da VIII FIAM.

O governador José Melo destacou que o seminário realizado na FIAM 2015 é uma oportunidade única para se discutir projetos de desenvolvimento regional. “Pela primeira vez temos aqui, Sudam, Banco do Brasil, Basa, Caixa Econômica e BNDES. É uma oportunidade única de se estabelecer regras facilitadoras para que o empresário possa acessar os recursos, produzir, gerar emprego e renda”, disse Melo, ao ressaltar a presença no evento dos recém-empossados superintendentes da Sudam e do Basa.

Paulo Roberto Correia, da Sudam, acredita que os objetivos do projeto Sudam Itinerante estão além das discussões e das apresentações dos bancos e dos órgãos de desenvolvimento sobre seus produtos, inovações e possibilidades de investimento. “Estamos fazendo algo mais concreto, com a entrega de laudos de isenções fiscais. Ações que podem ajudar a criar e manter os empregos no Estado. Vamos trabalhar fazendo o planejamento completo, mas também atuar especificamente para que isso saia do papel e seja efetivamente concretizado”, disse Correia.

Para o superintendente adjunto de Operações da SUFRAMA, Adilson Vieira, “seminários como este são a essência do que queremos para a FIAM. Estamos vendo as oportunidades sendo colocadas e as empresas interessadas participando e concretizando ações junto à Sudam”. Vieira disse ainda que “muito mais do que só apresentar os produtos que já produzimos no Polo Industrial de Manaus (PIM), a Feira é o espaço que queremos para oportunizar novos negócios e fomentar novas parcerias”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui