Amazonas Notícias

Suframa abre Jornada de Integração e Desenvolvimento em Itacoatiara com visita a empreendimento na zona rural do município

Com visita técnica ao sítio JotaPê – empresa de agricultura familiar com foco na fruticultura –, a Suframa abriu na tarde desta quarta-feira (6) a programação da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).

A Jornada ocorrerá até esta quinta-feira (7), realizada em parceria com a Associação Comercial de Itacoatiara, e tem o objetivo de promover maior articulação entre a Autarquia, a classe produtora e os poderes públicos estaduais e municipais, assim como apresentar os benefícios da Lei de Informática da Amazônia, aprimorar a política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) e disseminar incentivos fiscais disponíveis na região. 

Participaram da visita técnica ao sítio o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; o superintendente adjunto Executivo, Frederico Aguiar; o superintendente de Projetos, Leopoldo Montenegro, além de técnicos da Suframa e do representante da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Jorge Frota (diretor) e Jorge Valente (coordenador de Incentivos). Na unidade, foram recepcionados pelos proprietários do local, João Paulo de Souza, e a esposa dele, Santana Elisiário Souza, além de produtores rurais.

Localizado no km 8 da rodovia AM-010, zona rural de Itacoatiara, o sítio JotaPê atua há mais de uma década no cultivo de terras amazônicas por meio da fruticultura, com ênfase maior, atualmente, na produção de banana, mamão, milho e açaí. O empreendimento gera cerca de 15 empregos diretos e indiretos na região. A produção abrange três hectares e chega a 4 toneladas só de mamão – cultura principal que mantém o custo inicial da produção e abastece supermercados de Itacoatiara e Manaus. 

É importante frisar que o sítio, por estar localizado dentro do perímetro de 1.250 quilômetros quadrados de Itacoatiara que integram a extensão territorial da Zona Franca de Manaus prevista originalmente no Decreto-Lei no 288/67, pode acessar os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) ligados às áreas da Amazônia Ocidental (AMOC).

“Temos interesse em conhecer os benefícios e saber como a Zona Franca de Manaus pode nos ajudar em relação ao nosso empreendimento. E vamos aproveitar esse encontro aqui para procurar tirar muitas dúvidas que ainda temos sobre o assunto e, dessa forma, nos formalizarmos junto à Suframa”, adiantou Santana Elisiário, 54.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, afirmou que a visita ao sítio abriu de forma bastante produtiva a programação da Jornada, uma vez que foi possível conhecer in loco um empreendimento de sucesso e que serve de exemplo para novos negócios na região. “Sem dúvidas, essa é uma experiência que queremos e precisamos replicar em Itacoatiara e em outros municípios da região, pois ilustra como a utilização dos benefícios e das vantagens fiscais da Zona Franca de Manaus pode atuar a serviço da geração de emprego e renda e do fomento à produção”, afirmou Saraiva. 

Jornada

A Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no município de Itacoatiara segue nesta quinta-feira (7), às 9h, com evento no auditório do Sebrae, situado na Rua Acácio Leite, bairro Santo Antônio.

O evento consistirá na apresentação de uma série de palestras, com cerca de 20 minutos de duração cada, que abordarão temas de interesse de empreendedores e gestores locais, entre os quais a apresentação dos incentivos fiscais disponíveis na região, em especial para quem já investe ou deseja investir em Itacoatiara; o processo de cadastro na Suframa; a elaboração de projetos utilizando matéria-prima regional, destacando a importância da valorização dos recursos locais para o desenvolvimento sustentável; e oportunidades e iniciativas do governo estadual e da Sudam voltadas para o fomento da economia regional.

Data: 6/3/2024

Texto/Fotos: Divulgação/Suframa

Informações: [email protected]

Relacioandos