24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

SUFRAMA assina Protocolo de Intenções com Prefeitura de Itacoatiara

No intuito de impulsionar negócios no município de Itacoatiara (a 264 quilômetros de Manaus) a partir dos incentivos fiscais concedidos na área de abrangência da SUFRAMA, a autarquia e a Prefeitura do município assinaram um Protocolo de Intenções (PI), nesta segunda-feira (3), em reunião realizada na sede da Prefeitura, em Itacoatiara. A ação integra a programação do “SUFRAMA nos Municípios”, que segue até terça-feira (4).

Assinado pelo superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, e pelo prefeito da cidade, Antônio Peixoto, o documento tem como objetivo a “transferência de conhecimentos e experiências ou qualquer outra atividade de interesse comum nos campos da Promoção Comercial, Zona Franca de Manaus, Economia Industrial, Comércio Exterior e Atração de Investimentos, entre outras, envolvendo servidores da SUFRAMA e da Prefeitura de Itacoatiara-AM, pessoal técnico-administrativo, empresários, agricultores, cooperativas e demais, com vistas ao desenvolvimento produtivo-industrial do município de Itacoatiara-AM”. A duração do Protocolo é de dois anos.

De acordo com o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, o município está com projetos para a construção de um porto ao lado da área Suframada do município, além da reforma e ampliação do aeroporto e do projeto para construção de uma subestação do linhão de Tucuruvi. “Fechamos um compromisso com a equipe da SUFRAMA para levantar qual seria a área do município dentro da região de abrangência da autarquia e três meses depois a equipe da SUFRAMA está aqui, com o superintendente, para aprofundarmos esse assunto e vermos de que forma isso poderá nos trazer desenvolvimento”, afirmou.

Durante a reunião, o superintendente Appio Tolentino ressaltou que Itacoatiara tem o diferencial de possuir 1.250 quilômetros quadrados dos dez mil quilômetros quadrados da área territorial da Zona Franca de Manaus (ZFM). “Trabalhamos para ver o desenvolvimento da região, por isso a importância desse protocolo de intenções e de trazer o projeto ‘SUFRAMA nos Municípios’. Precisamos começar a trazer de fato novos empreendimentos para o município e também fomentar dentro dos próprios empresários de Itacoatiara a ampliação de seus negócios”, explicou.

Na ocasião, também foi realizada uma apresentação sobre o pacote de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, proferida pelo superintendente Appio Tolentino e pelo técnico da Coordenação Geral de Comércio Exterior da SUFRAMA, Luís Frederico Aguiar.

SUFRAMA nos Municípios

O “SUFRAMA nos Municípios” é um projeto de interiorização de desenvolvimento, cujo foco são empresários e potenciais investidores, idealizado para espraiar informações e estimular projetos de geração de emprego e renda.

Seguindo a programação em Itacoatiara, nesta terça-feira (4), ocorrerá uma audiência pública, na Câmara Municipal, e em seguida, no auditório do SENAC, uma equipe da SUFRAMA – composta por técnicos das áreas de Cadastro, Projetos Agropecuários e Comércio Exterior – explicará os procedimentos necessários para o cadastro na autarquia e as vantagens tributárias decorrentes dessa iniciativa, que incluem a aquisição de matéria-prima e insumos com valores abatidos de impostos federais.

Texto/fotos: Layana Rios

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui