24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SUFRAMA comemora 49 anos com extensa programação de atividades nesta semana

Texto/Foto: Layana Rios

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realiza, nesta semana, uma série de atividades para celebrar o seu 49º aniversário. Criada pelo Decreto Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, a SUFRAMA é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e tem o papel de promover o desenvolvimento socioeconômico de sua área de atuação – Estados da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá.

Nesta segunda-feira (22), a programação foi iniciada com um culto ecumênico, na sede da SUFRAMA, seguido da abertura da exposição “SUFRAMA: 49 anos” que apresenta 49 itens, entre documentos, livros, fotografias e produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM) que retratam um pouco da história da autarquia. A exposição está localizada no hall da sede da SUFRAMA e ficará montada até sexta-feira (26), aberta ao público em geral.

“Esta é a semana do aniversário dos 49 anos da SUFRAMA. Não poderíamos começá-la sem agradecer a Deus por termos o modelo Zona Franca de Manaus consolidado e, apesar do momento que o nosso País vive, termos indústrias investindo e gerando emprego na nossa região”, afirmou a superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia. A superintendente explicou, ainda, que a exposição criada no hall da autarquia “é uma pequena demonstração de que a Zona Franca de Manaus tem história e de que, resguardada e respeitada essa história, será possível construir um futuro melhor.”

Programação
Na terça-feira (23), a partir das 9h, será realizado, no auditório da SUFRAMA, o painel de debate “Zona Franca de Manaus: 2016-2036 – das perspectivas à concretude de ações”, com a realização de dois sub-paineis: o primeiro diz respeito ao Plano Diretor Industrial 2016-2036 e os cenários para a indústria no Amazonas e o segundo abordará a governança e o desenvolvimento estratégico da agricultura e pecuária no Amazonas. O evento contará com a participação do Centro da indústria do Estado do Amazonas (Cieam); Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon/AM); Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De terça a quinta-feira (25), a SUFRAMA promoverá visitas dos servidores da autarquia a fábricas do PIM e palestras sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) em escolas públicas. Na quarta-feira (25), acontece, ainda, das 8h30 às 12h30, no auditório da SUFRAMA, um curso básico de Exportação, que faz parte das ações do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).

Encerrando a programação organizada pela SUFRAMA, na sexta-feira (26) acontece a 272ª Reunião do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), às 10h30, no auditório da autarquia, com a presença do secretário-executivo do MDIC, Fernando Furlan, que presidirá a reunião. Na ocasião, a superintendente Rebecca Garcia fará o lançamento do novo site da autarquia, que passou por uma reestruturação e atualização de conteúdos e foi adequado à nova identidade padrão de comunicação digital estipulada pelo governo federal.

Homenagem
Pela passagem dos 49 anos, a SUFRAMA receberá uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), no dia 1º de março, às 11h, no Plenário Ruy Araújo. Durante a solenidade serão homenageados quatro servidores de carreira da autarquia.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui