27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

SUFRAMA promove palestras sobre história da ZFM em escolas públicas

Texto/Foto: Layana Rios

Dando continuidade à programação de comemoração do seu aniversário de 49 anos, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) iniciou, nesta terça-feira (23), palestras sobre a história do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para alunos da rede estadual de ensino. A primeira escola visitada pela equipe da autarquia foi a Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, localizada no bairro Betânia, zona Sul de Manaus.

O coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da SUFRAMA, Emmanuel de Aguiar, conduziu a palestra para três turmas do Ensino Médio, reunidas no auditório da escola. O coordenador fez uma retrospectiva desde o ciclo da borracha, e discorreu também sobre a criação do modelo ZFM, com destaque para seu período de auge no comércio, o desenvolvimento da indústria e os principais desafios vivenciados na história do modelo. “A Zona Franca de Manaus criou uma alternativa econômica para uma região logisticamente distante do restante do País a partir dos incentivos fiscais que são dados aos produtos aqui fabricados. Possui uma indústria que substitui importações, abastecendo o mercado brasileiro e que, comprovadamente, ajuda a preservar 98% da floresta do Amazonas, ao concentrar a indústria em uma área específica e não necessitar da exploração dos recursos naturais para o seu desenvolvimento”, explicou.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Karolliny Almeida, 17, disse que a palestra foi muito construtiva para todos os alunos. “É uma forma de conhecermos como se deu a industrialização em Manaus e como começou a ideia de criar a Zona Franca de Manaus. É um aprendizado que vai servir não somente para os vestibulares, mas para a nossa vida toda, pois é muito importante conhecermos a nossa história”, afirmou.

Ao final da palestra, o coordenador da SUFRAMA doou dois livros sobre a história da ZFM à biblioteca da unidade. O gestor da escola, Josué Saraiva, agradeceu a visita da equipe da SUFRAMA e a palestra ministrada aos alunos. “Gostaria de parabenizar a nossa Zona Franca de Manaus por esses 49 anos e ressaltar que ela é fundamental para a nossa economia. Esse sistema foi e ainda é muito importante para a nossa qualidade de vida na região, por isso é fundamental conhecer e valorizar o modelo”, afirmou.

As próximas escolas estaduais a serem visitadas são Ondina de Paula e Tiradentes, nesta quarta-feira (24); e Sant´anna e Estelita Tapajós, na quinta-feira (25). A SUFRAMA completa 49 anos no próximo dia 28, data em que foi publicado o Decreto Lei nº 288, em 1967.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui