Suframa realiza ações de fomento ao Desenvolvimento Regional em Rondônia

Data: 12/07/2021

Uma comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) estará em Rondônia, junto à Coordenação Regional de Porto Velho (COREPV), nesta terça (13) e quarta-feira (14), para diversas atividades voltadas ao fomento do desenvolvimento regional. A ação faz parte de uma estratégia para fortalecer o ecossistema de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em toda a área de abrangência da Autarquia (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Macapá e Santana no Amapá).

Durante os dois dias, o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Manoel Amaral, acompanhado de equipe das coordenações gerais de Gestão Tecnológica e de Desenvolvimento Regional, realizará reuniões e visitas técnicas em diversas instituições de Porto Velho, como universidades, fundações e órgãos estaduais, com o intuito de estreitar parcerias visando ao estímulo e desenvolvimento de competências para estruturação e amadurecimento do ecossistema de PD&I.

Na terça-feira (13), a Suframa participa, ainda, da inauguração do Feirão do Produtor Rural de Triunfo, no município de Candeias do Jamari, que contará com a presença do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) e da prefeitura de Candeias do Jamari.

De acordo com Amaral, os dois dias de atividades dão início no calendário de visitas da Suframa aos Estados da área de abrangência da Autarquia para fomentar o ecossistema de PD&I e divulgar as recentes mudanças nos marcos legais com vistas ao desenvolvimento regional, como é o caso do Decreto nº 10.521/2020, que induz a aplicação de parcela de recursos de PD&I em projetos fora da área metropolitana de Manaus; a portaria Protecsus, com a criação do selo Amazônia e a geração de uma série de oportunidades para investimentos em PD&I e valorização de áreas mais remotas; e, ainda, a resolução CAS nº 02/2021, que amplia as possibilidades de industrialização com matéria-prima regional para toda a Amazônia Ocidental. “Em função da pandemia de Covid-19, essa foi uma ação que acabou tendo o início adiado, mas que vamos dar ênfase nos próximos meses”, explicou.

Entre os órgãos que serão visitados, estão o Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), além de órgãos do governo do Estado de Rondônia. A Autarquia realizará, ainda, reuniões internas com a equipe da COREPV para alinhamento das ações.

Foto: Feirão do Produtor Rural de Triunfo – Divulgação SEOSP/RO