23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Suframa realiza reunião em Brasília para inserção internacional de produtos fabricados na ZFM

A Suframa e a Secretaria Especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia se reuniram em Brasilia para discutir a abertura comercial a inserção internacional de produtos fabricados no polo industrial de Manaus. O Superintendente da Autarquia, Coronel Alfredo Menezes levou ao Secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo, sugestões e esclarecimentos sobre a ZFM e como a inclusão do país nas cadeias globais deve ser realizada, mas sem que haja prejuízos aos investimentos e empregos gerados no Polo Industrial de Manaus.

A melhoria do ambiente produtivo brasileiro para propiciar maior competitividade às industrias instaladas na ZFM e no restante do país e garantir isonomia de condições fabris em relação aos demais países foi o tema principal do encontro. A abertura comercial é pauta do governo federal e estudos nesse sentido estão sendo realizados pelas equipes técnicas do Ministério da Economia e a Suframa levou informações visando subsidiar as tomadas de decisões.

Estiveram ainda presentes no encontro o Presidente da Eletros, Jorge Nascimento Júnior, o Vice-presidente da Linha Branca da Eletros, Toshio Murakami, o Diretor da Whirlpool, Eduardo Vasconcelos, o Vice-presidente da Abraciclo, Roberto Moreno e o Diretor de Relações Governamentais da Abraciclo, Tiago Mello.

A Eletros e a Abraciclo tem em seus quadros associativos as principais indústrias do Polo Industrial de Manaus dos segmentos eletroeletrônico/eletrodoméstico e duas rodas. A abertura comercial prevista pelo governo federal pode impactar a operacionalização das indústrias instaladas no país.

“A abertura comercial do país vai ocorrer de forma responsável, dialogada com a sociedade e concatenada com a melhoria da competitividade das indústrias nacionais. Os estudos que estão sendo realizados contemplam isso e viemos ao Secretário Marcos Troyjo ratificar a construção dos melhores caminhos para a industria brasileira no ambito do comércio exterior”.

Como resultado foi definido que ocorrerão outros encontros entre a Suframa, Secretaria de Comércio Exterior e as entidades de classe para a apresentação de sugestões para a inserção comercial dos produtos brasileiros nos mercados internacionais (exportação), bem como a apresentação de possiveis providências visando o aumento da competitividade da indústria brasileira.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui