Suframa visita fábrica recém-implantada da Compal no PIM

Data: 05/07/2021

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, acompanhado de equipe técnica, visitou na sexta-feira (2) a fábrica da Compal Eletrônica da Amazônia no Polo Industrial de Manaus (PIM), situada à rua Javari, Distrito Industrial I. Fabricante de placas eletrônicas e de produtos acabados no segmento de Bens de Informática, a Compal iniciou a produção no PIM no último mês de fevereiro. A fábrica de Manaus é a segunda unidade do grupo no Brasil – a primeira está localizada em Jundiaí (SP).

A comitiva da Suframa foi recepcionada pelo vice-presidente de Operações da Compal no Brasil, Alexandre Lisboa da Cunha, e por demais gestores e profissionais da empresa. Inicialmente, Lisboa fez uma breve apresentação sobre as atividades da Compal no Brasil e, mais especificamente, em Manaus, destacando que, em função do aumento exponencial da demanda, a unidade na capital amazonense já ampliou consideravelmente a área construída, o volume de investimentos e a contratação de trabalhadores em relação ao planejamento original.

“Mesmo em um período crítico por conta da pandemia, houve um crescimento acelerado da demanda e, consequentemente, da produção. Inicialmente, prevíamos contratar em torno de 200 colaboradores, mas já estamos com 330 trabalhadores e, até setembro deste ano, devemos superar 400. Hoje, do total de trabalhadores ativos na fábrica de Manaus, quase 95% é da terra. E nossa intenção é seguir priorizando a contratação e formação de mão de obra local”, afirmou Lisboa. “Ressaltamos também que nunca vimos uma Suframa tão interessada em colaborar. Isso nos ajuda a manter a motivação para superar os desafios. Até o final deste ano, queremos trazer o mesmo padrão de excelência da fábrica de Jundiaí para Manaus”, reforçou.

A apresentação foi seguida por uma visita da comitiva da Suframa às linhas de produção da empresa, ocasião na qual os profissionais da Compal apresentaram as diversas etapas do processo produtivo e também aproveitaram para expor demandas relacionadas às áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), logística e qualificação de mão de obra técnica, entre outras.

Ao final da visita, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, agradeceu a recepção da empresa e destacou a disposição da Autarquia em continuar colaborando para que a Compal reforce sua atuação no PIM e siga gerando benefícios e impactos socioeconômicos em diversas frentes. “A Compal, apesar de relativamente nova em Manaus, já está ampliando investimentos e praticamente dobrando a contratação de funcionários, o que é muito positivo. Também recebemos informações sobre investimentos relevantes que a empresa pretende realizar no ecossistema de PD&I da região. Por conta de tudo isso, consideramos que foi uma excelente visita e, da parte da Suframa, faremos o possível para que a empresa siga plenamente motivada e atinja seus objetivos”, destacou Polsin.

Foto: Diego Queiroz