24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Super Tech Week reúne mais de 600 inscritos e 8 mil visualizações em 28 transmissões ao vivo no Youtube durante 4 dias

A Super Tech Week, realizada na semana passada, entre os dias 11 e 14 de maio, foi um sucesso de público e resultados com mais de 600 inscritos, oito mil visualizações em 28 transmissões feitas ao vivo no Youtube, mais de 100 projetos apresentados, lançamentos e quatro palestras com profissionais de renome nacional.

O evento foi realizado totalmente online e apresentou os resultados do primeiro ano de formação do SUPER, projeto que oferece oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento em nove cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nas áreas conhecidas como STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português).

Entre dezenas de atividades apresentadas pelos alunos do projeto Super, um dos destaques foi o lançamento da série de livros “English From Zero”, que ajuda as pessoas a atingirem um nível intermediário avançado em pouco tempo no estudo da língua inglesa. O material autoral foi criado pelos estudantes e foi editorado pela Edua, que é a editora da UFAM. O conteúdo dos livros foi adaptado para a realidade brasileira e com muitos elementos regionais da Amazônia.

Outro destaque foi o desafio Rei ou Rainha da Derivada que recebeu 87 inscrições de diversas partes do Brasil e contou com 40 participantes competindo simultaneamente, fazendo cálculos de matemática com base na derivada. Os ganhadores foram os estudantes da UFAM, Rosivan Queiroz Cavalcante (primeiro colocado), Gabriel Alexandre Silva Martins (segundo colocado) e Fernando Santos de Araújo (que ficou em terceiro lugar).

“Competições como essas são importantes para motivar os estudantes a buscarem cada vez mais conhecimento. Fiquei muito feliz com a primeira colocação. Eu me preparei para o desafio e estava na maior expectativa para Super Tech Week, porque entendo a importância de tudo isso para aperfeiçoar os alunos”, disse Rosivan Queiroz.

Para deixar o evento bem dinâmico, os projetos dos estudantes foram apresentados por meio de trilhas com temas como “Aplicando Tecnologias Inovadoras para o Avanço da Indústria 4.0”, “Tecnologias aplicadas ao meio ambiente e à sustentabilidade”, “Prevenção, Diagnóstico e Tratamento: o Papel da Informática na Saúde”, “Ferramentas Tecnológicas para Educação”, entre outras.

“A Super Tech Week foi produzida durante mais de três meses, com o apoio de professores da UFAM na comissão organizadora, da empresa Iai Produções, uma equipe técnica, entre outros colaboradores, que conseguiram tornar tudo isso possível. Foi um grande desafio, mas acredito que os números e os resultados mostram que estamos no caminho certo em promover e unir inovação e conhecimento. Agradeço a todos os participantes, aos alunos do projeto Super e a todos os parceiros como a Samsung e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (FAEPI)”, disse a coordenadora do Projeto Super e professora Tanara Lauschner.

O evento digital também apresentou quatro palestras com Keynote Speakers de renome. A professora de Sistemas de Informação e Licenciatura em Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ayla Rebouças, falou sobre “Construção de Objetos de Aprendizagem para Apoiar o Ensino de Computação e de Outras Disciplinas”; a palestra “UX à jusante: relato de uma pesquisa de UX no interior do Amazonas”, sob comando do pesquisador na Bemol Digital, Wilson Prata; a palestra “A Inteligência Artificial no mundo real’ com a professora da Universidade de São Paulo (USP), Solange Rezende; e a palestra “Empreededorismo: Como uma startup saiu de um apartamento para o IPO em 9 anos”, com o COO da Méliuz, Lucas Marques.

Todo conteúdo gerado pela Super Tech Week está disponível no canal do Projeto Super no Youtube: https://bit.ly/3eN5iwj.

spot_img