24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Susam entrega ambulâncias novas para mais 16 municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) entregou, nesta sexta-feira (26/10), ambulâncias novas para mais 16 municípios do interior. Com essa nova remessa de 16 veículos, já são 90 novas ambulâncias entregues para todo o Estado, de um total de 110 adquiridas pelo Governo do Amazonas. Faltam apenas 20 e na próxima segunda feira serão entregues mais 15.

As cidades que receberam as ambulâncias nesta sexta-feira foram Alvarães, Japurá, Uarini, Maraã, Anamã, São Paulo de Olivença, Codajás, Urucará, Caapiranga, Beruri, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, Itacoatiara, Urucurituba, e Fonte Boa e a Vila de Balbina, distrito de Presidente Figueiredo.

Os veículos vão reforçar o serviço de transporte de pacientes nas cidades e entre os municípios. Ao assumir a Susam, a nova gestão identificou que o socorro a pacientes por meio de ambulâncias, em quase todas as localidades do Amazonas, vinha funcionando de forma improvisada e precária.

Com a aquisição de 110 ambulâncias, que estão sendo entregues a todos os municípios do Amazonas, incluindo a capital, a realidade do transporte de pacientes no Estado, principalmente no interior, passa a ser outra, destaca o secretário estadual de saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho.

A secretária de Saúde de Japurá, Maria Rosilene Souza, disse que o transporte de pacientes no município é um problema, e que fica feliz em ver a Susam empenhada em mudar esta realidade. “Japurá é um município de difícil acesso em tudo. Essa ambulância chega em boa hora”, afirmou a secretária. Segundo Rosilene, a cidade possui duas ambulâncias, que estão em manutenção.

A diretora do Hospital de Anamã, Alessandra Silva de Souza, ressaltou que o serviço de transporte de pacientes na cidade é deficitário, principalmente, para a população que mora na zona rural. “A cidade de Anamã está muito agradecida de receber esta ambulância. Era uma grande necessidade. Estávamos com uma deficiência nessa área de remoção de pacientes, mas, graças a Deus está, agora, resolvido”, comentou a diretora.

No total, a Susam realizou este ano a compra de 110 ambulâncias, que estão sendo distribuídas para todos os municípios incluindo a capital. Deste total, 38 são de Suporte Avançado, preparadas para funcionarem como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 72 de Suporte Básico, para o transporte de pacientes de baixo risco. São 78 para o interior e 32 para a capital.

A secretária Adjunta do Inteiror/Susam, Edylene Pereira, informa que as últimas ambulâncias que faltam entregar, chegam no final da tarde desta sexta-feira (26/10).

FOTO: DIVULGAÇÃO/SUSAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui