24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Susam instala postos médicos de urgência e emergência no Bumbódromo

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) montou dois postos médicos no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), que funcionarão durante os três dias de apresentação dos bois Caprichoso e Garantido. O 53º Festival Folclórico de Parintins começa nesta sexta-feira (29/06) e vai até domingo (01/07). Os postos servem de suporte para o Centro de Saúde Dom Arcângelo Cerqua, localizado ao lado do Bumbódromo, e aos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo.

As duas unidades fazem parte do reforço que a Susam montou nas áreas de urgência e emergência, no município, durante o festival. Cada posto conta com clínico geral, cirurgião, oftalmologista, enfermeiro, técnicos socorristas e auxiliares administrativos.

“Além de reforçarmos outros pontos de atendimento na cidade, montamos os dois postos médicos no Bumbódromo com toda a estrutura necessária para atuar em um evento deste porte. Desejamos o sucesso da festa e esperamos que ninguém precise dos serviços de urgência. Mas, se precisar, as equipes de saúde, tanto do Estado quanto do município estão preparadas”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato.

Urgência e Emergência – A estrutura permite que os profissionais dos dois postos realizem todo tipo de procedimento de enfermagem, clínico e cirúrgico, com o objetivo de estabilizar quadros de urgência e emergência. Além de toda a medicação básica preconizada pelos protocolos de urgência e emergência, os postos estão equipados com cardioversores, eletrocardiogramas, desfibriladores, monitores multiparâmetros e oxigênio.

O Bumbódromo conta ainda com o Centro de Saúde Dom Arcângelo Cerqua, base principal de todos os serviços médicos ofertados no local. Será nesta unidade que os pacientes que forem atendidos nos postos ficarão em observação até a alta médica. O local terá sempre médico de plantão, enfermeiro e equipe de técnicos em enfermagem. O expediente no centro iniciou às 8h desta sexta-feira (29/06).

Fluxo de atendimento – O fluxo de atendimento médico na área do Bumbódromo e entorno funcionará da seguinte forma: ao ser identificada a ocorrência, o usuário do serviço será conduzido por bombeiros até o posto médico mais próximo do acidente, por exemplo. Um posto está localizado ao lado da torcida do Caprichoso e o outro na torcida do Garantido.

Dependendo da gravidade do caso, o quadro do paciente é estabilizado no próprio posto médico e, em seguida, ele é encaminhado para a observação no Centro de Saúde Dom Arcângelo Cerqua, até a alta. Se o caso exigir um atendimento de maior complexidade, o paciente será encaminhado para os dois hospitais do município que funcionam como retaguarda: Jofre Cohen e Padre Colombo.

Para realizar a remoção de pacientes até os dois hospitais de retaguarda, duas ambulâncias ficarão baseadas no Bumbódromo, uma em cada lado da arena, com rota de fuga previamente definida pelas equipes de segurança que atuam no local.

UTI Aérea – A Susam também disponibilizou serviço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea na cidade de Parintins, para os casos que exigirem transferência para a rede de alta complexidade instalada em Manaus. Nas três noites, a aeronave ficará no aeroporto Júlio Belém, das 17h à 1h.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui