27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Susam oferta serviços de saúde durante o ‘Muda Manaus’

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) oferece testes rápidos para HIV e sífilis durante a segunda edição do programa “Muda Manaus”, do Governo do Amazonas. As ações, que incluem atendimento odontológico e consulta com especialistas, acontecem até o sábado (08/02), no Centro de Educação Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.

“É importante que nós saibamos que as doenças infectocontagiosas como o HIV e a sífilis estão em franca proliferação, e nós precisamos prevenir, por isso estamos ofertando o teste rápido para a população”, disse a secretária executiva adjunta de Atenção Especializada da Capital, Dayana Mejia de Sousa.

Os testes rápidos são realizados no ônibus da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gilberto Mestrinho.

De acordo com a enfermeira da Coordenação Estadual de IST/Aids, Evelyn Campelo, além de ampliar a oferta de teste rápido para a melhoria do diagnóstico, a ação também irá orientar a população para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis com o uso de preservativos.

“Aproveitando a época de Carnaval, já pensando na orientação sobre a prevenção das ISTs, também serão ofertados preservativos e folders informativos”, disse a enfermeira.

A recepcionista Izete Costa Lopes aproveitou a oportunidade e, após sair do trabalho, passou no “Muda Manaus” para fazer o teste para HIV e sífilis. “É realmente necessário que a gente faça, porque a gente não sabe como estamos até que façamos o exame para que possamos cuidar da nossa saúde”, afirmou.

A Susam também disponibilizou uma ambulância com equipe multidisciplinar no local do evento para atuar durante os três dias do programa.

Saúde bucal – A Susam vai ofertar serviços de odontologia com aplicação de flúor, avaliação da saúde bucal e exame preventivo de câncer bucal para a comunidade a partir desta sexta-feira (07/02).

Conforme a programação, serão ministradas palestras sobre “Autocuidado, escovação e higiene bucal”; “Autoexame e prevenção da saúde bucal” e “Alimentação saudável e a sua relação com a saúde bucal”. Também serão distribuídos folders educativos com orientações sobre a saúde bucal.

Consulta médica – De acordo com o coordenador de eventos comunitários da Susam, Paulo Viana, no sábado (08/02) haverá consultas com um mastologista e quatro dermatologistas, das 8h às 14h, sem marcação, atendendo à livre demanda da população.

Vigilância em Saúde – No estande da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), durante os três dias de programação, acontece a exposição do ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti com a utilização de microscópios; ferramentas do programa de controle de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e exposição de brinquedos lúdicos e pedagógicos com material reutilizado.

FOTO: Divulgação/Susam

spot_img