As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Tabatinga – Ação conjunta prende homem e apreende quase nove toneladas de pescado ilegal

Em uma operação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Polícia Federal (PF), um homem foi preso e 8,9 toneladas de pescado foram apreendidas no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (23/07).

De acordo com o tenente Marques Junior, do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), da SSP-AM, a prisão e apreensão ocorreram durante uma fiscalização de rotina, mas que contou com a experiência do policial militar. “Todos os barcos que chegam e saem do município são fiscalizados. Hoje, encontramos o pescado ilegal em meio a sacos de peixe legalizado. Em algumas sacolas, o nome do peixe era diferente do que encontramos”, explicou.

Um homem de 34 anos foi preso na ação, que contou também com o Canil do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A embarcação com o pescado ilegal estava alugada no nome dele. “Finalmente o prendemos. Em uma ocorrência anterior, foram encontrados 17 tabletes de entorpecentes na embarcação dele, mas foi atribuída a um funcionário, que foi preso”, disse Marques Junior.

O peixe apreendido nesta terça-feira (23/07) havia sido pescado em diferentes localidades do Alto Solimões e tinha como destino a cidade colombiana de Leticia, na fronteira do Brasil

O peixe apreendido nesta terça-feira (23/07) havia sido pescado em diferentes localidades do Alto Solimões e tinha como destino a cidade colombiana de Leticia, na fronteira do Brasil. Foram apreendidas 2,1 toneladas de pirarucu e 6,8 toneladas de piracatinga, muito valorizada em Leticia.

Apreensões – No último dia 13 de julho, já haviam sido apreendidas 4,5 toneladas de pescado ilegal em Tabatinga, sendo 1 tonelada de pirarucu seco, 1,5 tonelada de pirarucu fresco e 2 toneladas de piracatinga.

Conforme o tenente Marques Junior, do GGI-F, o peixe apreendido na semana passada foi doado para uma comunidade carente em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus). Já o pescado apreendido nesta terça-feira (23/07) deverá ser doado para instituições em Tabatinga.

Nas últimas duas semanas, também foi grande a apreensão de entorpecentes nas ações conjuntas entre PF e SSP-AM. Entre os dias 8 e 14 de julho, foram apreendidos 190,5 quilos de pasta base. Já entre os dias 15 e 21, foram apreendidos 9,2 quilos de cloridrato de cocaína e 8,6 quilos de pasta base de cocaína.

Fronteira – A Secretaria de Segurança Pública tem investido em armamento para reforçar a atuação policial nas áreas fronteiriças. A partir de recursos de um convênio com o Ministério da Justiça, via Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foram adquiridos 60 fuzis para reaparelhamento das Polícias Civil e Militar.

No último dia 18 de julho, com foco nas operações de combate ao narcotráfico nas áreas de fronteira, a SSP-AM renovou um termo de comodato de 70 fuzis junto ao Exército Brasileiro, em uma cerimônia na 12ª Região Militar.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

você pode gostar também