A edição de 2018 do Programa Preparação para a Aposentadoria (PPA) “Eterno Aprendiz” do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas foi finalizada, nesta sexta-feira (23), em solenidade realizada no auditório do TCE-AM com a presença de autoridades e de servidores. O programa orienta servidores pré-aposentados, por meio de palestras e oficinas em módulos, a fim de minimizar os possíveis sofrimentos advindos do processo de aposentadoria.

Presidente em exercício do TCE-AM, o conselheiro Mario de Mello destacou, em seu discurso, o sucesso do programa e o aperfeiçoamento dos serviços do Tribunal. “Quero registrar todo o esforço, empenho e foco da nossa presidente, Yara Lins dos Santos, pelo sucesso do programa que hoje encerra suas atividades. São notórios os esforços desta Corte de Contas pela excelência dos seus serviços”, declarou o vice-presidente, parabenizando também a equipe do Degesp e a chefe do setor, Merisa Mendes, pelos seis meses intensos de formação dos futuros aposentados.

Segundo a chefe do Degesp e responsável pelo programa, Merisa Mendes, o programa ajuda aos servidores a se planejarem e se prepararem para o que está por vir. “O PPA vem apresentando novas perspectivas de vida àqueles que tanto contribuíram com o desenvolvimento das instituições ao longo de suas histórias e vem crescendo gradativamente”, pontuou.

Também presente na solenidade, o diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), doutor e médico geriatra Euler Ribeiro, enfatizou que “a aposentadoria é uma oportunidade para você se reciclar. Cuidem de sua saúde, se alimentem bem, durmam o suficiente, aprendam novas coisas para aproveitar com alegria a vida”.

Após o pronunciamento do diretor da UnATI, as vencedoras da premiação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Melhor Projeto Empreendedor, Denilze Souza dos Santos e Gracineide de Lima, receberam seus prêmios, relativos ao curso realizado durante o período de formação do PPA. Os troféus foram entregues pelo conselheiro Mario de Mello.

O evento seguiu com palestra médica Nália Almeida, formada em medicina ortomolecular, especialista em acupuntura e pós-graduada em Master em Ciências do Anti-aging e Qualidade de Vida. O anti-aging, também chamado de medicina antienvelhecimento, busca diminuir os processos de envelhecimento.

Em sua palestra, a médica explicou as maneiras de se cuidar da saúde na terceira idade, ressaltando a importância de uma alimentação saudável: “procurar ingerir alimentos naturais e evitar os industrializados contribuem para maior qualidade de vida”. A solenidade encerrou com atração cultural de cantoras da Fundação Doutor Thomas.

Mais de cem servidores participaram no programa

O PPA é um programa dividido nos seguintes módulos: emocional, social, saúde, organização, legal e cidadania. A edição deste ano teve um total de 29 palestras, ocorridas na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas, ao longo de seis meses de formação, com destaque para as atividades profissionalizantes.

O programa conta ainda ginástica laboral ao fim de cada módulo, passeios e sessão de cinema. O objetivo é preparar servidores para a aposentadoria, garantindo a eles qualidade de vida.

Texto: Deborah Oliveira\Foto: Ana Cláudia Jatahy

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here