As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

TCE firmará TAG com Prefeitura de Parintins para resolver situação do lixo no município

Acompanhada do relator das contas de Parintins, vice-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mario de Mello, e do coordenador de ações ambientais da Corte de Contas, conselheiro Julio Pinheiro, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, assinará um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, no qual a Prefeitura se compromete em solucionar a situação do lixão a céu aberto no município.

A assinatura do TAG está prevista para a terça-feira (21/10), no Bumbódromo de Parintins, com a presença de diversas autoridades.

“O problema do lixão em Parintins é histórico e prejudica a sociedade como um todo afetando a economia, o turismo e, principalmente, a qualidade de vida da população. Com o TAG esperamos que o Poder Público tome as medidas adequadas para solucionar o problema”, disse a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos.

De acordo com o vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, o TAG com o município de Parintins será o primeiro dentre os firmados com as prefeituras do interior do Amazonas.

“Infelizmente esta questão do lixão a céu aberto assola vários municípios do Amazonas e o TCE, como órgão fiscalizador pedagógico, estará atento a esta questão, que é uma questao de saúde pública. para fazer um trabalho pedagógico, mas também punitivo em defesa da sociedade e do meio ambiente”, garantiu o conselheiro Mario de Mello.

Simpósio

A assinatura do TAG ainda faz parte do conjunto de atividades relacionadas ao 2º Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas – promovido pelo TCE-AM de 17 a 19 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

De acordo com o coordenador de ações ambientais do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, a assinatura do Termo de Gestão será um marco para o município. “Identificamos o problema, fizemos um trabalho pedagógico com a Prefeitura de Parintins, com diversas reuniões, até chegarmos na assinatura deste TAG que certamente terá um resultado prático para a população”, afirmou o conselheiro.

Destinação do lixo – Além da assinatura do TAG, Parintins sediará, a partir do dia 29 deste mês, a exposição “Lixo nosso de cada dia: o que você faz com ele” que promove uma reflexão sobre a destinação correta dos resíduos, que está exposta no 2° Simpósio.

“A exposição é um instrumento de comunicação como qualquer outro porque ela comunica em 3D e tem um apelo de comunicação muito maior por conta disso. É uma exposição que instrui, diverte e tem um apelo visual muito grande. As pessoas normalmente acham que o problema do lixo se encerra quando colocamos nosso lixo em um saco plástico e o depositamos na lixeira, mas isto é o início de um grande processo”, disse a curadora da exposição, a museóloga Vera Lúcia Ferreira de Souza.

Texto: Camila Carvalho

Foto: tce-am

você pode gostar também