24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

TCE vai formar 40 mil servidores da Prefeitura de Manaus e do interior em curso de especialização

Foto: Ana Cláudia Jatahy

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE-AM) inicia no mês de maio deste ano um programa ousado com cursos de capacitação profissional e de pós-graduação, que deverá formar, em até 18 meses, pelo menos 40 mil servidores públicos da capital amazonense e do interior, por meio do ensino à distância. As inscrições iniciam na segunda quinzena do próximo mês, por meio do site http://www.amazonasinfoco.com.br/.

Batizado como Programa de Aperfeiçoamento em Governança Pública, Gestão Administrativa, Saúde e Educação, o projeto é fruto do termo de cooperação técnica e financeira assinado entre o TCE-AM, a ECP, a Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), da Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno(Semef).

Os servidores terão acesso a programa de capacitação profissional e programas de pós-graduação nas mais diversas áreas pertinente ao exercício profissional e ao conhecimento da dinâmica pública. Segundo a ECP, que ofertará os cursos, na capital, inicialmente, serão oferecidas aos servidores da Prefeitura de Manaus 3,6 mil vagas em oito cursos, sendo cinco de especialização e três de aperfeiçoamento. Aos servidores do TCE serão disponibilizadas cem vagas na pós-graduação em Governança e Gestão Administrativa.

À Espi serão destinadas 1,1 mil vagas, sendo 500 para aperfeiçoamento em Administração Pública Gerencial, 500 para o aperfeiçoamento em Governança Pública. Para a Semef serão disponibilizadas mil vagas e para a Semed 1,5 mil vagas, sendo as especializações em Alfabetização e Letramento, Metodologia do Ensino da Educação de Jovens e Adultos (inédito), Educação Inclusiva, Especial e Políticas e Inclusão e em Educação da Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas.

Os cursos de aperfeiçoamento terão duração de 12 meses e os cursos de especialização 18.

Na avaliação do coordenador-geral da Escola de Contas, conselheiro Josué Filho, a realização dos cursos de especialização e de aperfeiçoamento é fruto da união dos órgãos públicos, que querem juntos unir forças para capacitar os servidores para melhor servir a população. “Com a parceria da prefeitura, nós pretendemos, entre o presencial, que deve atingir 3.600 e o virtual, ou seja, via satélite, mais 28 mil servidores no estado inteiro pelo menos, porque as aulas serão gravadas”, afirmou, ao relembrar que a união dos órgãos públicos na troca de conhecimento e informação gerará uma sintonia perfeita.

Ao falar do programa, o prefeito Arthur Neto comentou que os cursos oferecidos são fruto da criatividade dos órgãos envolvidos, que se unem para atravessar a crise e qualificar os seus servidores. “Inicialmente serão 3.600 servidores das secretarias de modo geral, de todas elas, da Secretaria de Finanças e principalmente do professorado. Queremos professores casa vez mais preparados para darem melhores aulas para os alunos. É uma grande iniciativa de uma Corte de Contas que começa a fazer em Manaus, modestamente no início aquilo que é uma coisa consagrada na França, que é a ENA (Escole Nacionale da Administracion), Escola Nacional de Administração, que prepara os grandes gestores públicos. É muito comum, presidente da república, primeiro ministro da França ter passado antes pela ENA, então é um começo. A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado ela mostra o que vem e cada vez dá passos mais seguros na direção da tentativa de boas gestões municipais e estaduais”, avaliou.

Antes de assinar o termo aditivo para o início à maratona de formação, o conselheiro-presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, destacou a missão pedagógica do Tribunal de Contas. Segundo ele, com a meta de atingir pelo menos 40 mil pessoas, a Escola de Contas do TCE demonstra a capacidade e o compromisso com a sociedade amazonense. Segundo ele, a meta da ECP é aumentar e melhorar, cada vez mais, a qualificação do servidores de todo o Estado do Amazonas. “Com esse termo assinado, a Prefeitura de Manaus dá um passo inicial. Com certeza, espero eu, que os demais municípios do interior e também o Governo do Estado acompanhe essa iniciativa e possam cada vez mais procurar a qualificação da mão de obra pública do Amazonas”, avaliou.

A Escola de Contas Públicas do TCE-AM integra o Sistema de Ensino do Estado do Amazonas desde o ano passado. É uma das poucas escolas de governo no país aptas a oferecer cursos de pós-graduação, sem a celebração de convênios. A inserção da ECP no sistema educacional aconteceu por meio do decreto nº 36.253, assinado pelo governador José Melo, no dia 18 de setembro de 2015.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui