Técnicos da Defesa Civil AM realizam palestras em escolas do interior

A Defesa Civil do Amazonas, por meio do Departamento de Preparação e Assistência Pós-Desastre, deu início, nesta segunda-feira (08/10), as ações da Semana Nacional e Dia Estadual de Redução de Desastres. Técnicos do órgão estão realizando palestras para alunos de escolas estaduais e municipais da Região Metropolitana de Manaus. O objetivo é preparar os jovens para desastres naturais comuns no Estado como enchentes, estiagens, queimadas, desbarrancamentos etc.

“Esse é um trabalho preventivo realizado anualmente com os estudantes da rede pública de ensino. A intenção é estimular e incutir nos alunos a percepção do risco, e ainda orientar sobre como agir em situações emergenciais”, disse o secretário da Defesa Civil do Amazonas, Fernando Pires Júnior.

Pelo menos 200 alunos do ensino fundamental de quatro escolas das cidades Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru receberão até o final da semana a equipe da Defesa Civil AM e o mascote do órgão “Chico Prevenido”, que irá distribuir material didático, bonés e lanche para os pequenos.

A primeira unidade contemplada com a iniciativa foi a Escola Municipal Alegria do Saber, localizada no Rio Preto da Eva. Aproximadamente 50 alunos do 6º ao 8º ano, participaram do evento.

Regulamentação – O decreto de 26 de setembro de 2005 instituiu a Semana Nacional de Redução de Desastres. No Amazonas, a Lei 3.576 de 28 de dezembro de 2010 criou o Dia Estadual de Redução de Desastres, comemorado anualmente na segunda quarta-feira de outubro. Neste ano, as palestras em celebração às datas serão encerradas na próxima quinta-feira (11/10), na Escola Estadual Joaquim Coelho, em Manacapuru.

FOTO: DIVULGAÇÃO