Amazonas Notícias

Técnicos da Secretaria de Educação buscam novas tecnologias educacionais para ensino mais atrativo

Com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas na rede estadual de ensino, técnicos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participaram, nesta quarta-feira (08/05), de um workshop sobre plataformas digitais educacionais. O evento foi realizado na sede da Educacional, do grupo Positivo Tecnologia, localizada no bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus. 

Visando a qualidade de ensino na rede, os técnicos da secretaria aproveitaram a oportunidade para trocar experiências e transformá-las em aprendizado. Para o diretor do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), da Secretaria de Educação, Rafael Ferreira, o momento foi importante para incentivar os educadores a impulsionar a inclusão tecnológica nas escolas. 

“A nossa ideia é aprender um pouco mais sobre soluções tecnológicas, a aplicação dessas soluções como estratégias na metodologia de aprendizado para as nossas escolas, para os nossos projetos, para as nossas futuras aquisições educacionais que venham a contribuir com o avanço educacional da nossa rede”, disse Rafael. 

O workshop apresentou ferramentas de Inteligência Artificial (IA), e sistemas que monitoram dados educacionais e otimizam atividades do ambiente escolar. O evento proporcionou uma experiência imersiva aos técnicos da rede estadual de ensino, com o intuito de gerar conhecimento especializado voltado a novas tecnologias educacionais. 

“A gente trouxe aqui quatro aplicações. Entre elas, uma aplicação específica de um ecossistema digital chamado Hub Educacional. Ele integra mais de 40 aplicações, soluções digitais, para os professores que vão em todos os segmentos. Tem a língua portuguesa, a matemática, a steam. Também faz toda a parte de gestão e integração dos dados”, explicou o gerente de projetos educacionais da Positivo Tecnologia, Daniel Bandt. 

Também foram apresentadas a plataforma Maria, que auxilia estudantes no entendimento de atividades conteudistas, e a mesa de alfabetização, ideal para trabalhar com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  O especialista de projetos da Positivo Tecnologia, Thomas Sievers, destacou a importância do interesse dos gestores públicos em garantir as melhores estratégias educacionais. 

“É muito importante estar presente para trazer essas soluções que são de ponta, são inovadoras, para dentro de sala de aula. É importante estar na vanguarda do ensino dentro do nosso país e também no contexto mundial”, disse Thomas. 

A rede estadual de ensino sempre tem buscado implementar novas tecnologias como forma de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atrativos tanto para alunos, quanto para professores. Por meio das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), busca-se aplicar nas escolas o conhecimento tecnológico dentre as estratégias educacionais já presentes na rede. 

“Nós vivemos na era da tecnologia. Os nossos alunos, o nosso público, eles também estão envoltos nesse contexto. Tudo que vier a somar para o processo de ensino-aprendizagem, que tiver possibilidade de nos envolver no nosso contexto de sala de aula, de contexto escolar é sempre bem-vindo”, destacou o assessor de tecnologias educacionais da CDE 1, Maurício Maciel. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar 

Relacioandos