Amazonas Notícias

Tecnologia de identificação facial no Festival de Parintins 2024 captura quatro foragidos da Justiça

Durante o 57º Festival de Parintins, câmeras de identificação facial instaladas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) resultaram na prisão de quatro homens foragidos da Justiça. Os presos tinham mandados de prisão em aberto por homicídio, roubo e pensão alimentícia. Três prisões ocorreram no Bumbódromo e uma na área central da cidade.

Utilização de Tecnologia para Segurança

O secretário de Segurança, coronel Vinícius Almeida, destacou o uso da tecnologia de identificação facial para melhorar a segurança pública. “Trouxemos várias câmeras de leitura facial, algumas no Bumbódromo e outras espalhadas pela cidade, todas ligadas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão. Apenas na primeira noite, identificamos quatro foragidos. Utilizando essa tecnologia, garantimos mais segurança para o povo do Amazonas”, afirmou.

Operação e Monitoramento

As equipes de inteligência da SSP-AM, incluindo a Secretaria Adjunta de Inteligência (Seai), realizam o monitoramento das câmeras. Após a identificação dos suspeitos, a Polícia Militar do Amazonas, com auxílio de alunos oficiais, realiza a abordagem e detenção.

Detalhes das Prisões

Entre os presos está um homem de 51 anos, com dois mandados de prisão por homicídio. Outros dois homens, de 27 e 53 anos, tinham mandados de prisão cível. Um quarto suspeito, cuja idade não foi informada, foi preso por roubo.

Todos os detidos foram encaminhados à Delegacia Interativa de Parintins (DIP). O delegado Torquato Mozer confirmou a identificação dos foragidos após verificação documental. “Na delegacia, realizamos todas as verificações necessárias e confirmamos que os detidos tinham mandados de prisão em aberto”, disse Mozer.

Relacioandos