Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Tefé – Idam apoia a entrega da declaração de orgânicos a agricultores familiares

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) apoiou a entrega das Declarações de Orgânicos da Organização de Controle Social (OCS) do Clube de Mães Santa Margarida Maria de Alacoque, na Comunidade Missão, no município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), na última semana. Na oportunidade, também foram entregues kits de sementes para agricultores familiares fornecidos pelo Governo do Estado.

A entrega da declaração de orgânicos foi realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e teve o apoio do Idam, que auxiliou os agricultores familiares em todo o processo, junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Produção, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Sustentável de Tefé.

De acordo com o extensionista do Idam, o engenheiro agrônomo Jackson da Silva, foram entregues 50 declarações de orgânicos a agricultores e agricultoras. “O documento é um reconhecimento oficial de que cada um deles produz orgânicos e assim pode vender seus produtos de maneira diferenciada e agregando valor a eles. O resultado é uma melhora na condição socioeconômica destas famílias, bem como de toda a comunidade”, avaliou.

Atualmente, a OCS Clube de Mães produz organicamente plantas alimentícias não convencionais (pancs) como hortaliças, entre elas jambu, alface, taioba e cariru; além de alguns tipos de batatas, como cará, mangarataia e ariá.

Kit Sementes – Durante a cerimônia foram entregues simbolicamente cinco kits de sementes, mas ao todo os 50 agricultores assistidos pelo Idam vão ser contemplados com o benefício. Cada kit é composto por dez tipos diferentes de sementes, de hortaliças, frutas e também grãos. De acordo com o Governo do Amazonas, cada kit desse tem a possibilidade de produzir até 2.500 quilos de alimentos.

O gerente do Idam, Rinéas Farias, acrescentou que o Idam em Tefé vem realizando várias ações no apoio às comunidades de agricultores familiares. “Entre elas está a participação na entrega da declaração de orgânicos para a OCS Clube de Mães, e também teve o prazer de entregar os kits de sementes aos agricultores. As sementes são uma forma de engrandecer o processo junto à primeira comunidade do Médio Solimões que recebeu a declaração de orgânicos”.

Participou da ação também o secretário de produção de Tefé, Odormando Duarte de Vasconcelos, entre outros.

FOTO: Divulgação/Idam

-publicidade-