24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Temer vai a Roraima para tentar combater êxodo venezuelano

O presidente Michel Temer (MDB) resolveu ir a Boa Vista nesta segunda-feira (12) para discutir medidas emergenciais para a crise do êxodo venezuelano. Em quase dois anos, será a primeira viagem do presidente à capital de Roraima para cuidar do problema.

“Finalmente eles se conscientizaram do drama da situação. É uma crise humanitária, que não se trata de números, mas de pessoas”, disse a prefeita Teresa Surita (MDB).

Na manhã de segunda, haverá uma reunião com Temer, Surita, a governadora Suely Campos (PP), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), e outras autoridades. O Judiciário foi acionado, assim como os congressistas do Estado.

Como a Folha de S.Paulo mostrou em janeiro, há hoje cerca de 40 mil venezuelanos só na capital roraimense, em situações não raro degradantes.

O fluxo crescente começa a despertar reações xenofóbicas na população local. Na última semana, dois incidentes acenderam o alerta. Uma criança de quatro anos e seus pais se feriram em um incêndio em uma casa em Boa Vista onde moram 13 pessoas migrantes.

Além disso, um homem foi flagrado por câmeras de segurança atirando um objeto incendiário em outro imóvel habitado por venezuelanos.

Para a Conectas Direitos Humanos, os incidentes, propositais, são resultado da falta de uma resposta clara e articulada dos poderes federais, estadual e municipais na acolhida adequada do recente fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil.

Com informações da Folhapress.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui