26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Titular da SES-AM apresenta o Saúde Amazonas a membros da Opas/OMS

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, apresentou nesta quinta-feira (26/11) o Programa de Modernização da Saúde Pública no Estado, o Saúde Amazonas, a membros Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que estão no estado.

A Opas é o braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, e apoia o Amazonas nas ações de fortalecimento da capacidade de vigilância em saúde, assistência em saúde, comunicação e de fornecimento de resposta rápida a surtos e notificação de casos da doença causada pelo novo coronavírus.

Marcellus Campêlo apresentou aos membros da Opas as nove áreas que são trabalhadas no Saúde Amazonas, entre elas ações de fortalecimento da Vigilância em Saúde. As demais áreas são: Reorganização da Rede e Ampliação do Faturamento; Saúde nas Calhas; Redução de Filas; Modernização da Gestão Administrativa; Formação e Desenvolvimento dos Servidores; Governança em TI; Comunicação; e Fortalecimento de Controle Interno.

O secretário propôs ao grupo compartilhar informações do que está em andamento dentro do projeto para que, juntas, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Opas/OMS possam enxergar oportunidades de cooperação entre os órgãos dentro das ações do Saúde Amazonas. “O Saúde Amazonas está à disposição da Opas para apoio, colaboração, o que nos honrará muito”, declarou Marcellus.

A coordenadora da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da Opas, Maria Almiron, elogiou o programa e viu possibilidade de diálogo entre as ações de cooperação do órgão com o Estado e as ações do Saúde Amazonas. “Considero que é importante fazer esse casamento do termo de cooperação, seguinte exatamente esse plano”, avaliou Maria Almiron.

Termo – O Governo do Amazonas assinou nesta quinta-feira (26/11), com a Opas/OMS, um termo de cooperação para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado. A assinatura faz parte de uma nova etapa de acompanhamento que já é feito pela organização.

A assinatura do termo, que representa apoio nas ações de interesse da saúde pública do estado, foi realizada entre o governador Wilson Lima; a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto; o secretário de Saúde do Estado, Marcellus Campêlo; e, de forma remota, pela representante da Opas/OMS no Brasil, Socorro Gross Galiano.

Através do documento, as instituições se comprometem a aprimorar e desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas.

FOTO: Paulo Bahia/SES-AM

spot_img