24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Todos os 10 núcleos do programa do Idoso de Parintins são reativados

A Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e habitação (Semsth) reativou as atividades do programa do Idoso em todos os 10 núcleos com mais de 1.080 pessoas da terceira idade beneficiadas. Há 10 dias, os núcleos Darlinda Ribeiro e Bumbódromo retomaram as ações com a presença de 200 idosos em novo local próximo a escola GM3, denominado Cenário da Amazônia. Na quinta passada foi a vez do núcleo Santa Clara, onde esteve presente a coordenadora do programa e os técnicos da Semasth e CRAS.

De acordo com o secretário de assistência Social, Wanderley Ribeiro, o programa do idoso a pedido do prefeito Alexandre da Carbrás, passa por reformulação em sua programação de atividades, assim como uma nova organização, visto que todos os idosos são cadastrados em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Além disso, os idosos estão inscritos no SISC – Sistema de Informação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e receberão um acompanhamento psicossocial dos técnicos das atividades e dos técnicos dos programas sociais do Governo Federal e da Prefeitura, como os assistentes sociais e psicólogos.

Wanderley explica que os serviços ofertados pelo programa do idoso, vão além de atividades físicas para manter a saúde. Eles elas têm o objetivo de fortalecer a convivência social e os vínculos familiares de cada membro. Para somar com as ações voltadas a pessoa idosa, o secretário informa que a Semasth programou uma série de atividades externas no calendário do programa, com a finalidade de ampliar a interação dos idosos com a sociedade. “Fora as atividades rotineiras, todos os meses teremos atividades externas com eles. Vamos fazer atividades esportivas e culturais por meio de torneios, passeios e visitas em pontos turísticos da cidade”, destacou.

O secretário enfatizou ainda que todos os serviços da Semasth estão adequados a resolução Nº 109/2009 que estabelece que as atividades em todos os setores sejam intensificadas e apresentem bons resultados. “Vale ressaltar que oferecemos os serviços com os recursos próprios da prefeitura, porque desde outubro de 2014 não recebemos recursos do Governo Federal e desde 2012 não recebemos recursos do estado. Mesmo assim, perante um compromisso do prefeito Alexandre estamos mantendo os programas com muita luta e dificuldade e não vamos deixar parar”, disse o secretário.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui