A robótica educacional, ferramenta importante na metodologia de ensino do SESI, é novamente destaque nas escolas da rede neste fim de semana graças ao Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), etapa regional da temporada 2018/2019, que acontece nesta sexta-feira (30) e no sábado (1º), de 9h às 18h, no SESI Clube do Trabalhador. O Torneio vai reunir em Manaus 29 equipes de escolas públicas e particulares do Amazonas e outros Estados da região. Além das competições, o evento oferece palestras, oficinas de robótica, encontro de cosplay e food trucks. A entrada é gratuita.

Operador oficial do Torneio, o SESI participa dessa etapa com 17 equipes, nove só do Amazonas, o maior número de competidores no Torneio, sendo cinco da Escola SESI Émina Barbosa Mustafa, do bairro São José, e uma da Escola SESI Adalberto Ferreira do Vale, do Distrito Industrial, em Manaus, além de um representante de cada escola no interior – Itacoatiara, Parintins e Iranduba. O SESI está representado ainda por uma escola de Rondônia, uma do Acre, uma do Amapá, uma do Pará, duas de Tocantins e duas de Roraima.

Na competição, como acontece desde a primeira temporada, de 2012/2013, os participantes, na faixa dos 9 aos 16 anos de idade, terão que desenvolver um projeto, a partir da programação de robôs autônomos, para cumprir uma série de missões relacionadas a um tema científico do cotidiano. Já tiveram que propor soluções inovadoras para problemas ocasionados por enchentes e deslizamentos de terra; já desenvolveram soluções para descartar materiais de forma inteligente e melhorar a relação das pessoas com o lixo; e foram desafiados, na última temporada (2017/2018), a lidar com um problema que atinge milhões de pessoas no mundo, a água.

Na temporada 2018/2019, a partir da temática “Into Orbit” (Em Órbita, em inglês), o desafio é explorar temas, como satélites, foguetes, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial, além das situações de estresse a que os astronautas são expostos.

No lançamento da temporada, no final de outubro, o SESI promoveu o encontro das equipes com o astronauta Marcos Pontes, que capitaneou a primeira missão espacial vivida por um brasileiro. Em Manaus, para uma plateia de aproximadamente 600 pessoas reunidas no SESI Clube do Trabalhador, o astronauta narrou suas experiências na missão, que teve a duração de dez dias, na Estação Espacial Internacional (ISS), em 2006.

Para quem deseja fazer sua própria viagem pelo nosso Sistema Solar, o SESC estará participando como uma das atrações do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League, com a Mostra Planetário SESC, uma cúpula que projetará imagens que simulam uma viagem particular dos visitantes.
Estão programadas também as palestras “A Física de Jornada nas Estrelas”, com Henrique Silva dos Santos, do Projeto Cosmo; “Astronomia Indígena”, com Nélio Sasaki, da Universidade do Estado do Amazonas; e “Inteligência Artificial”, com João Ponciano, da Samsung Ocean.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here