Por Vivian Castro

Muito tem se falado sobre a crise e como transforma-la em oportunidade. Mas, em um momento com tamanha instabilidade é preciso apostar em investimentos certeiros que proporcionem um retorno efetivo. Com tantas opções, um intercâmbio profissional, focado no desenvolvimento da carreira e no aprimoramento da língua é uma alternativa promissora.

Segundo dados do IBGE, o número de brasileiros desempregados cresce a cada dia. A última taxa chegou a 9,5%, sendo a mais alta da série histórica da pesquisa, iniciada no primeiro trimestre de 2012. Diante desse cenário, profissionais que estão buscando se recolocar no mercado de trabalho devem aproveitar o momento para oxigenar a mente e adquirir experiências que possam ser relevantes para sua carreira.

Pensando nisso, separei três opções de intercâmbio que além de proporcionarem uma vivência enriquecedora no campo pessoal, também podem contribuir para dar um up no seu currículo. Confira:

Business English em Los Angeles – se você tem de 24 a 28 anos e está interessado em aprimorar suas habilidades de inglês no ambiente corporativo, o curso oferecido pela Califórnia Language Academy pode ser uma excelente opção. Realizado em Los Angeles e com duração de quatro semanas, o curso tem por objetivo preparar o aluno para qualquer situação que ele se encontre dentro da empresa, como fazer apresentações e reuniões com clientes e fornecedores estrangeiros, se sentir confortável para uma conversa em um contexto de negócios, melhorar suas habilidades de escrita no ambiente de trabalho, entre outras.

Executive English em Nova York – localizada perto da ponte do Brooklyn, de Wall Street, City Hall e outros famosos pontos turísticos da cidade, a escola ILSC oferece um curso parecido com o anterior. Também com duração de quatro semanas, o objetivo da certificação em Executive English é trabalhar no desenvolvimento das suas habilidades de comunicação empresarial. Contudo, a grade pode ser personalizada, você pode escolher suas disciplinas eletivas e ainda identificar os desafios, definir metas e discutir as melhores estratégias para seu atual ou futuro empreendimento em pequenos grupos. O curso proporciona uma melhor compreensão dos temas que circundam os negócios atuais, expandindo assim o vocabulário utilizado, as expressões idiomáticas e a linguagem coloquial.

Marketing em Sidney ou Brisbane – agora, se seu objetivo, além de estudar, é criar raízes em um novo país, o curso oferecido pelas unidades australianas da ILSC podem resolver todos os seus problemas. Disponível em Sidney e em Brisbane, o curso direcionado para a área de marketing foca nas habilidades requeridas para pesquisa e análise de mercado, definição de targets e desenvolvimento de estratégias. Os estudantes também aprendem a negociar e promover produtos e serviços, sendo capacitados para produzir e compreender planos de comunicação do setor. Com duração de 24 semanas, o curso exige experiência prévia em administração e pontuação mínima de 5.0 pontos no exame IELTS ou 650 no TOEIC com mínimo de 350 em reading.

Qualquer que seja sua preferência, o valor pessoal e profissional envolvido na realização de uma dessas especializações é imenso. Atualmente, é fácil diferenciar quem são os melhores profissionais do mercado. Contudo, para você ser o melhor é preciso investir cada vez mais no seu crescimento. Fazer um intercâmbio profissional para fora do país irá te proporcionar uma vivência ímpar e recheada por uma nova perspectiva de visão de mundo. Certamente tudo isto tornará seu currículo superior ao do concorrente. Se você está adiando a viagem, por medo da instabilidade econômica do país, pense nisso! Talvez seja a hora ideal de investir em você.

Vivian Castro é gerente de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.