As Polícias Civil e Militar cumpriram nove mandados de busca e apreensão e prenderam três pessoas, em flagrante, em Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus) nesta quarta-feira (30/05) durante a operação Interior Seguro, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Os mandados tinham como alvo residências de membros de uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas da cidade. Em um sítio, localizado em uma área de mata fechada a cerca de três horas de distância da zona urbana, um homem foi preso com duas espingardas de grosso calibre e munições.

Localizado no chamado Lago do Moura, o sítio Boa Esperança funciona como ponto de embalagem e distribuição de drogas, segundo investigações. No lugar, os policiais prenderam Gelcimar da Silva Lemos, 32, com uma espingarda calibre 12 e outra de calibre 36, adaptada para disparar munições calibre 44. Foram apreendidas, ainda, nove munições de vários calibres para o armamento. Gelcimar é irmão do traficante Dheimison da Silva Lemos, 27, vulgo ‘Buchinho’, identificado pela polícia como o responsável pela organização criminosa.

“O sítio é da família deles e a informação é de que os traficantes faziam o preparo e a distribuição de drogas a partir de lá. É uma área de difícil acesso, que segue o mesmo esquema adotado pelas Farc. Para chegar lá, são 30 minutos de lancha e mais cerca de 2 horas 30 minutos a pé, caminhando em área de mata. Encontramos vestígios de fuga, com materiais espelhados pelo chão. É uma operação complexa e outras diligências ainda serão feitas”, disse o delegado Mauro Canale, titular da 47ª Delegacia Integrada de Polícia (DIP), de Nova Olinda do Norte.

Mais duas pessoas foram presas em flagrante, na operação. Inglison William Silva da Cunha, 23, vulgo ‘Aderbal’, foi preso com porções de entorpecente, material para embalo de drogas, balança de precisão, aparelhos celulares e R$ 503 em espécie. A prisão dele em flagrante por tráfico de drogas ocorreu no bairro Santa Luzia. Cristiane Reis da Silva, 30, vulgo ‘Cristina’, foi presa, também em flagrante, por receptação e crime ambiental. Com ela, os policiais apreenderam uma moto com restrição de roubo e um pássaro ‘Curió’.

Os três ficaram presos no 47ª DIP de Nova Olinda do Norte, onde permanecerão à disposição da Justiça. De acordo com o delegado Mauro Canale, eles têm ligações com ‘Buchinho’ e, portanto, com o tráfico de drogas na cidade. O delegado disse, ainda, que deve pedir a prisão do traficante no inquérito que está em curso. “As investigações prosseguem para o eventual pedido de prisão relacionado a ele”, disse.

O vice-governador Bosco Saraiva, o secretário de Segurança Pública, coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Anézio Paiva, e a secretária executiva da SSP, Juliana Tuma, acompanharam a operação. O delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, e o comandante-geral da PM, coronel David Brandão, também estiveram presentes.

A operação foi comandada pelo diretor do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil, Mateus Moreira, e envolveu a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), policiais civis lotados no 47º DIP, Policiais Militares de Nova Olinda do Norte, a Guarda Municipal, além de Policiais Civis deslocados de Manaus.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here