As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Trezentos estudantes realizam caminhada em prol do meio ambiente em ação da Seduc-AM

Passeata aconteceu na manhã desta sexta-feira (7) e reuniu alunos das escolas Nathalia Uchoa, Gilberto Mestrinho e Ulbra Concórdia

Foi sob os gritos de “Juventude do clima, salve o meio ambiente” que os alunos da E.E. Nathalia Uchoa, Ceti Gilberto Mestrinho e Colégio Ulbra Concórdia (escola particular convidada) realizaram, na manhã desta sexta-feira (7), uma caminhada ambiental. Trezentos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio participaram da ação, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente – celebrado no último dia 5 de junho.

A concentração para passeata começou às 8h, em frente à Secretaria de Produção Rural do Amazonas – Sepror (avenida Carlos Drummond de Andrade, Japiim). De lá, a partir das 8h30, o grupo seguiu rumo à Escola Estadual Nathalia Uchoa (rua Waldomiro Lustoza, Japiim).

De acordo com a titular da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc-AM, Thelma de Oliveira Prado, a ideia para a caminhada surgiu do Coletivo Jovem, formado por ex-alunos da rede estadual de ensino. “O objetivo é chamar a juventude das escolas (públicas e particulares) desta área de proteção ambiental e alertá-la sobre a questão das mudanças climáticas no Amazonas. Queremos trazer esses jovens para a rua e dizer: ‘Precisamos fazer alguma coisa’”, afirmou Thelma.

A diretora reforçou, ainda, o papel da Educação na sensibilização das crianças e adolescentes em relação ao meio ambiente. Ela acredita que cada um, em sua devida dimensão, pode contribuir para amenizar essas mudanças climáticas no Estado.

“Precisamos fazer várias ações em prol do meio ambiente, chamar a atenção desses alunos para a importância do replantio e os cuidados com os recursos hídricos da nossa Amazônia, dentre outras questões. Parece que não, mas ela [a Amazônia] pode, sim, acabar. Temos de cuidar, preservar, conservar. Somente assim construiremos um futuro melhorar para a gente e para as próximas gerações”, completou Thelma.

Gestor da Escola Estadual Nathalia Uchoa, Rauney Rebelo elogiou a iniciativa da Seduc-AM e a participação dos estudantes na caminhada. “Essa caminhada foi uma excelente ideia, até porque, atrás da nossa escola, existe um igarapé que vive poluído. Estaremos sempre de portas abertas para iniciativas que possuam esse cunho socioambiental. Ficamos muito felizes com o convite”.

Programação – A caminhada desta sexta-feira fez parte da programação especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lançada pela Seduc-AM. Durante todo o mês de junho, a secretaria realizará atividades direcionadas aos estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas. O objetivo é alertar a comunidade escolar sobre a problemática das mudanças climáticas e apresentar possíveis ações para minimizar os impactos nos ambientes escolares.

FOTO: DRANCE JESUS/SEDUC

você pode gostar também