24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Trimestre tem alta de 73% em novos alvarás de construção na Prefeitura de Manaus

A construção civil é um setor da economia brasileira considerado mais estável, mesmo com a pandemia da Covid-19 e a onda de desemprego. Ano passado, o setor gerou quase 17 mil vagas de emprego no Brasil. E a estabilidade no segmento se reflete em incremento no licenciamento urbano na gestão do prefeito David Almeida, com o trimestre de 2021 apresentando alta de 73,5% em relação a novos alvarás de construção.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), expediu de janeiro a março deste ano 151 alvarás de construção, contra 87 do trimestre de 2020. Em março passado foram 89 documentos e no mesmo mês do ano anterior, apenas 35.

A Diretoria de Aprovação de Projetos (Diap) também viu crescer os dados de certidões de Habite-se em quase 40%, com 100 documentos emitidos no trimestre e 73 relativos a 2020. As Certidões de Informação Técnica (CITs) apresentam leve aumento, de 3,2%.

“O setor da construção civil, apesar dos impactos da pandemia do novo coronavírus, não parou e tem expectativa de se recuperar mais rapidamente, gerando mais empregos, mais negócios e mais licenciamento”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Atendimento

A Gerência de Atendimento (Geat) está funcionando internamente, por escalas, no horário de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, atendendo pelo número (92) 3625-5068. Não há atendimento presencial para os requerentes.

Formalizações de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb.

A Diretoria de Operações (Diop) funciona todos os dias, com escala e on-line, dando suporte aos setores técnicos. Contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail [email protected]. O setor técnico tem um canal de comunicação direta com o público para sanar dúvidas técnicas, verificar status, pareceres e questões referentes à legislação urbana em vigor, como o Plano Diretor de Manaus, com um número de WhatsApp (conta comercial).

Requerentes que tiverem processos tramitando junto ao órgão, especificamente na Divisão de Aprovação de Projetos (Diap), podem entrar em contato pelo número (92) 98855-1630.

Fiscalização

No Implurb, foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações de obras, postura e patrimônio histórico, para casos mais urgentes. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas após formalização por e-mail para [email protected] ou [email protected].

As gerências técnicas do Implurb estão com atendimento por e-mail. No caso, as mensagens devem ser encaminhadas diretamente aos setores para dirimir questões de análise por setores competentes, ampliando os canais de comunicação.

Contatos do Implurb:

GEAT – GERÊNCIA DE ATENDIMENTO.

Telefone: (92) 3625-5068, somente de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, para agendamento prévio.

Email: [email protected]

GCA – GERÊNCIA DE CÁLCULO E ARRECADAÇÃO: [email protected]

DISQUE ORDEM E DENÚNCIAS

Todas as denúncias e reclamações serão formalizadas tão somente via e-mail [email protected]

DIOP (DIRETORIA DE OPERAÇÃO): [email protected]

DIAP (DIRETORIA DE APROVAÇÃO DE PROJETOS): [email protected]

GERÊNCIA INFORMAÇÃO TÉCNICA (GIT): [email protected]

GERÊNCIA PARCELAMENTO DO SOLO (GPS): [email protected]

GERÊNCIA PROJETOS DE INTERESSE SOCIAL (GAPIS): [email protected]

GERÊNCIA LEVANTAMENTO TÉCNICO (GLT): [email protected]

GERÊNCIA DE ENGENHOS PUBLICITÁRIOS (GEP): [email protected]

GERÊNCIA COMÉRCIO FIXO ÁREAS PÚBLICAS (GFAP): [email protected]

DIVISÃO DE CONTROLE (DICON): [email protected]

GERÊNCIA DE MOBILIDADE URBANA (GMU): [email protected]

COMISSÃO TÉCNICA PLANEJAMENTO E CONTROLE URBANO (CTPCU): [email protected]

COMISSÃO MUNICIPAL DESENVOLVIMENTO URBANO (CMDU): [email protected]

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / Arquivo Implurb

spot_img