“Está sendo muito satisfatório finalizar o curso defendendo algo que a gente gosta”, destacou a aluna finalista Rebeca de Lavor, na tarde desta quarta-feira (28/11), que realizou a defesa para conclusão do curso Técnico em Qualidade, do programa Mediotec, do governo federal, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) do Amazonas.

Doze projetos foram apresentados no auditório Célio Alves de Almeida, do próprio Ifam, Campus Industrial, na avenida Governador Danilo de Matos Areosa, Distrito Industrial de Manaus.

Curso – Essa é a primeira turma do curso técnico em qualidade realizado pela programa do Mediotec, que iniciou no mês de setembro de 2017. Os curso teve duração de um ano e oferecido aos alunos das escolas estaduais que estejam devidamente matriculados no 2º ano do Ensino Médio, para poder iniciar algum curso do Mediotec.

A coordenadora do curso pelo Ifam, Larissa de Araújo, fala da parceria e o retorno recebido pelos alunos. “A gente está formando a primeira turma do Mediotec, que tem aproximado o instituto federal das escolas estaduais, e como o ensino de educação à distância tem sido fortalecido, com certeza é a primeira de muitas turmas. A gente percebeu que os alunos se sentem agradecidos por ter uma formação técnica, onde o diploma é emitido pelo Ifam”, disse.

Alunos – Dos 51 alunos da Escola Estadual Antônio de Lucena Bittencourt que iniciaram o curso, 39 deles chegaram ao final para poder realizar a defesa dos projetos de conclusão do curso. Mas para aqueles que chegaram, falam de como o curso superou as expectativas e da importância da formação técnica além do Ensino Médio. “Superou minhas expectativas, pois nós pensávamos outra coisa por não conhecer sobre a área. A princípio nós precisamos entender o que é qualidade, e onde seria aplicado. Foi algo que nos chamou muita atenção e conseguimos criar um gosto em relação ao curso, a área e pensar no futuro poder trabalhar com isso”, explica Rebeca Lavor, que teve como tema do seu projeto “A Certificação ISO 9001 como vantagem competitiva”.

Para outro finalista do curso, Sidney Marinho, um curso técnico é fundamental para um aluno que está finalizando o Ensino Médio. “Geralmente as pessoas terminam o Ensino Médio e não têm um amplo conhecimento em relação a determinadas áreas profissionais. Eu já tive três empresas que me chamaram para trabalhar, mas eu queria terminar o curso primeiro para poder aplicar melhor os conhecimentos adquiridos”, destaca Marinho.

Mediotec – O Mediotec é uma iniciativa do Ministério da Educação, que busca fortalecer e ampliar a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos concomitantes para alunos regularmente matriculados no Ensino Médio nas redes públicas de educação, por meio do custeio da Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Seu objetivo é fortalecer e ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio articulada com as redes públicas de educação e com o setor produtivo, de modo que os alunos cursem o ensino técnico no contraturno do ensino regular.

A oferta de cursos técnicos do Mediotec é uma parceria em que a Secretaria de Educação seleciona os alunos dentro dos critério do Mediotec e a SEDUC faz o acompanhamento do curso. “Essa é uma oportunidade única para os alunos do Ensino Médio poder concluir o ensino com uma formação técnica”, destaca o coordenador do Mediotec pela SEDUC, professor Allyson Lopes.

Os projetos desenvolvidos:

1. Uso dos Seis Sigma na Melhoria da Qualidade;

2. Atendimento com qualidade como forma de Marketing;

3. A certificação ISO 9001 como vantagem competitiva;

4. Estudo da Gestão das Reclamações online;

5. Avaliação da qualidade sob a ótica do usuário: um estudo de caso no curso

técnico de qualidade do programa Mediotec do Instituto Federal do

Amazonas;

6. Estudo da análise Swot como planejamento estratégico;

7. A hierarquia das necessidades de Maslow na Gestão da Qualidade de

Serviços: um estudo de caso de uma escola estadual de Manaus;

8. Como a ética impacta na qualidade de processos de produtos nas

organizações;

9. Como o desenvolvimento de tecnologias e estruturas urbanas podem facilitar

a melhoria do transporte coletivo para pessoas com necessidades especiais;

10. O ciclo PDCA na melhoria de processos do setor de serviços: um modelo

prático;

11.Impacto ambiental através do descarte;

12.Benefícios da ISO 9001 para a indústria.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEDUC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here