24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

TRT-11 recebe inscrições de processos para o Dia Regional da Conciliação

As inscrições poderão ser feitas no portal do Regional até o dia 30 de julho.

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) já está com as inscrições de processos abertas para o Dia Regional da Conciliação, que acontecerá dia 6 de agosto. Interessados em agendar uma audiência de conciliação em processos na fase de conhecimento têm até o dia 30 de julho para inscrever seu processo através de formulário eletrônico disponível no site do Tribunal (www.trt11.jus.br).

O evento é uma iniciativa da Corregedoria Regional e tem como proposta somar esforços para ampliar o número de acordos entre empregadores e trabalhadores, solucionando de forma mais célere os conflitos trabalhistas.

Nesta edição, ainda por conta da pandemia do coronavírus e das recomendações de distanciamento social, as audiências de conciliação para as tentativas de acordo serão realizadas integralmente por videoconferência.

Participarão do Dia Regional da Conciliação as Varas do Trabalho de Manaus/AM, do interior do Amazonas e as Varas do Trabalho de Boa Vista/RR, além dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do Regional – Cejusc 1º e 2º graus e Cejusc Boa Vista/RR, além das unidades judiciárias de 2º grau. A expectativa é a de que sejam realizados um número expressivo de audiências de conciliação telepresenciais durante o evento.

Pacificação dos conflitos

O Dia Regional da Conciliação do TRT da 11ª Região foi criado por meio da Resolução Administrativa nº 025/2019 e já está na sua terceira edição. A iniciativa também busca somar esforços para o cumprimento das metas de conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A presidente do Regional, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, define o evento como mecanismo de autocomposição e de pacificação dos conflitos trabalhistas. “Para o referido dia, todos os setores e órgãos do Tribunal que possuem comunhão de interesses na resolução das lides pelos próprios atores processuais estarão envolvidos no trabalho, para que empregados e empregadores, imbuídos do espírito conciliatório, possam resolver suas demandas por meio de acordos que, sabidamente, são a forma mais rápida de por fim ao litígio”, declarou.

Em 2020, o Dia Regional da Conciliação promoveu 381 audiências virtuais de conciliação, as quais resultaram em 183 acordos homologados e mais de R$ 1,6 milhões em créditos trabalhistas liberados aos reclamantes.

Confira matéria no portal e o vídeo convite da presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, para participação no evento:
https://youtu.be/BJZ5_YDQ_KM

O que é: Dia Regional da Conciliação

Data: 6 de agosto de 2021

Inscrições: até 30 de julho

Formulário de inscrições: https://portal.trt11.jus.br/index.php/sociedades/dia-regional-da-conciliacao-2021

spot_img