24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Tudo pronto para maior mostra estudantil do país

Um dos assuntos recorrentes na mídia nos últimos anos é o desemprego no país e a juventude uma das mais afetadas por esse cenário. Criar oportunidades para os jovens e contribuir com sua qualificação para enfrentar o concorrido mercado de trabalho têm sido uma preocupação constante do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) desde a sua criação há 54 anos. É, também, com esse propósito que a instituição realiza há mais de duas décadas, na cidade de São Paulo, a Feira do Estudante- Expo CIEE, maior evento estudantil da América Latina. Num único espaço é promovido o encontro entre empresas e instituições de ensino que apostam na juventude brasileira como o futuro do país, proporcionando a troca de informações que direcionam e ampliam a visão dos jovens acerca da formação e do crescimento profissional.

Somente quem caminha pela Expo CIEE pode ter noção da energia e entusiasmo dos jovens que fazem questão de prestigiar todos os expositores, enfrentando filas para participar de gincanas e desafios, colecionando sacolinhas com material de divulgação, preenchendo fichas de sorteio e aguardando ansiosos na frente do palco para ver as atrações culturais. O evento virou também referência nacional de qualidade: há quem viaje durante horas para não perder as atrações e aproveitar o contato próximo com informações e oportunidades únicas. No total, 196 excursões partiram de cidades próximas a São Paulo durante os três dias de mostra, ano passado, quando recebeu perto de 60 mil visitantes. A Expo CIEE, que surgiu em São Paulo, vem crescendo a cada ano, alcançando outros estados como, por exemplo, Goiás, e as novidades garantidas para 2018 para Fortaleza/CE, São José dos Campos/SP e Sorocaba/SP.

A 21ª edição da mostra na capital paulista, agendada para os dias 25, 26 e 27 de maio, no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, trará muitas novidades aos estudantes que poderão assistir a mais de 100 palestras com especialistas, visitar estandes, participar de processos seletivos, simulação de dinâmica de grupo, além de inúmeras atrações culturais. E, mais, durante o evento poderão se candidatar a 5 mil vagas de estágio e 2 mil de aprendizagem. No segmento de tecnologia haverá promoção de hackathon, organizado pela Coddera, especializada em desenvolvimento de software e integrações, automação e otimização de processos voltados ao relacionamento das empresas com seus clientes – o desafio será a criação de uma solução que aprimore o relacionamento entre empresa e clientes. Haverá unidade móvel de nanotecnologia do Sesi/Senai e experimentos realizados pelo Ciência em Show. Outra inovação é o aplicativo de eventos Moblee, que deixará os usuários por dentro da programação, com informações diversas e mapa da localização das atrações.

O evento não só beneficia os estudantes, como também é uma oportunidade para as empresas expositoras divulgar produtos e serviços para o público jovem, ter visibilidade institucional e recrutar talentos para seus programas de estágio e de aprendizagem. Além de cumprir com papel social, oxigena seus quadros e se prepara para contribuir para o desenvolvimento econômico do país. Inscrições gratuitas no www.ciee.org.br/expociee.

Ricardo Melantonio é Superintendente Institucional, Jurídico e Compliance do CIEE.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui