24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Turistas e torcedores fazem a festa com a mistura cultural na Arena da Amazônia

Os variados estilos, culturas e raças inseriram Manaus no verdadeiro sentido dos Jogos Olímpicos 2016: do respeito às diferenças e da união entre os povos. Da entrada da Arena da Amazônia às arquibancadas, o destaque foi para quem acolheu bem os estrangeiros em terra amazônica. Entre os serviços que auxiliaram o público, está o da Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur) com informações e atrativos da cultural regional, na área externa da Arena.
No Stand da AmazonasTur, a rotatividade de pessoas tem sido expressiva. Somente no primeiro dia de jogo na Arena mais de 300 pessoas visitaram o local para fazer fotos com adereços culturais da Amazônia, e solicitar informações referentes a pontos turísticos e a estrutura da Arena da Amazônia. O serviço funciona das 16h às 22h. Até o último dia, esse número deve aumentar devido às partidas do Torneio Olímpico de Futebol feminino, que apresentaram as maiores demandas de procura.

Os amigos Zayd Navarro e Yanhec Silva vieram da Venezuela participar das rodadas de futebol e deram uma paradinha no Stant para fazer uma foto com os bailarinos dos bois Garantido e Caprichoso. “Manaus me fascina. E essa foi a primeira vez que vim à Arena, e fiquei surpresa com a grandiosidade desse verdadeiro palco do esporte”, disse Zayd Navarro.

O jovem Yanhec Silva aproveitou para compartilhar suas impressões sobre a capital amazonense. “Eu gosto muito do Amazonas, ainda mais dos seus pontos turísticos, como Teatro Amazonas, e da festa do boi-bumbá, além da estrutura da Arena da Amazônia”, declarou.

Unidade- Nos Aros Olímpicos, a animação foi contagiante. O maior símbolo dos Jogos Olímpicos reuniu pessoas de diversos países e estados brasileiros seja para fazer um “selfie” ou trocar abraços, transformando o espaço num verdadeiro ambiente de unidade. Um grupo de três amigos veio de Porto Velho (RO) prestigiar os jogos em Manaus e, embalaram no ritmo do Torneio Olímpico de Futebol na capital amazonense.

“A experiência é muito rica e gratificante pelo fato do Brasil e Manaus receber pessoas de todas as partes do mundo, nesses jogos que simboliza a amizade, a fraternidade, e a tolerância entre os povos”, disse Altair Rocha, 41, com a bandeira da Suíça nas mãos.

Amizade – Nas arquibancadas foi possível encontrar aqueles que optaram por torcer para alguma seleção ou vir a caráter de um dos países participantes dos jogos olímpicos em Manaus. O casal Thiago Costa e Ana Paula Gomes sentou ao lado dos torcedores japoneses. Mesmo sem falar o idioma, a comunicação por gestos foi eficaz para cultivar a boa amizade. “O importante é se unir para se divertir nessa grande festa que vai ficar para sempre na memória”, comentou Ana Paula.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui