Take a fresh look at your lifestyle.

Tutoriais estão sendo produzidos para auxiliar professores durante o ‘Aula em Casa’ no Amazonas

Primeiro vídeo será lançado na próxima sexta-feira (10/04), durante a programação da TV Encontro das Águas

-publicidade-

Considerando a necessidade de interação a distância entre alunos e professores da rede pública, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), idealizou mais uma alternativa para subsidiar o trabalho desenvolvido pelo projeto “Aula em Casa”. Intitulada “Diálogos Formativos”, a proposta é fornecer aos educadores tutoriais de ferramentas digitais que devem ser aplicadas aos estudantes da rede estadual que acompanham as aulas on-line. O primeiro tutorial deverá ser lançado na sexta-feira (10/04) e poderá ser conferido ao longo da programação da TV Encontro das Águas.

Além dos vídeos, o projeto promoverá, também, rodas de conversas direcionadas aos professores, que tem como objetivo estimular a construção da autonomia por meio da troca de informações e da reflexão. A primeira edição do bate-papo foi ao ar na última quarta-feira (1º).

De acordo com a diretora do Cepan, Ana Lucena, o projeto busca restabelecer o contato do professor com o aluno, principalmente, no período em que vigorar o regime especial de aulas não presenciais. “Os ‘Diálogos Formativos’ abarcam as diversas contribuições de especialistas, que devem dialogar e abordar temáticas voltadas à singularidade da formação de professores no contexto local, considerando, ainda, o momento mundial pelo qual estamos passando, em que o uso das tecnologias digitais na Educação vai requerer do professor uma postura mais alinhada aos processos de ensino e aprendizagem alinhados à Revolução Digital”, afirma.

Tutoriais – Na sexta-feira (10/04), os tutoriais serão exibidos ao longo da programação da TV Encontro das Águas. Serão dois tutoriais por dia, às segundas, terças e sextas-feiras. Os temas abordados serão: Netiqueta, Google Sala de Aula, WhatsApp, Google Forms, Facebook, Trello, Google Docs, MindMaster, Kahoot, Google Meet e Edmodo.

Vale ressaltar que, com a parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, integrando o projeto “Aula em Casa”, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto agrega a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação, aos “Diálogos Formativos”. Com isso, a iniciativa atenderá professores das redes estadual e municipal.

Roda de conversa – Conforme Ana Lucena, a segunda edição da roda de conversa do projeto acontecerá na próxima quarta-feira (08/04), das 12h às 12h40, e deverá ser exibida na TV Encontro das Águas. “Teremos como tema ‘Combate às fakenews’. Nela, vamos discutir como os professores podem atuar para desenvolver o senso crítico dos estudantes sobre o que leem e o que ouvem”, explicou.

Meios de transmissão – Fora as transmissões nos canais abertos da TV Encontro das Águas, os alunos e professores das duas redes podem ter acesso aos conteúdos dos tutoriais e rodas de conversa pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e YouTube.

Foto: Cleudilon Passarinho/Seduc

-publicidade-