23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

UBSs Móveis da prefeitura de Manaus levarão atendimento a locais menos assistidos no início do próximo ano

A Prefeitura de Manaus está concluindo o processo de licitação para iniciar a oferta de serviços nas Unidades Básicas de Saúde Móveis – UBSs Móveis –, que substituirão de forma mais abrangente as antigas “carretas da saúde”. A previsão é de que elas comecem a funcionar já no início de 2020.

“A determinação que dei ao secretário de Saúde, Marcelo Magaldi, é para que as estruturas ofereçam tudo o que as nossas UBSs já oferecem, levando o atendimento aos bairros onde a necessidade for maior. É levar as ações de saúde preventivas para mais perto das pessoas, principalmente das mulheres de Manaus”, explicou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A homologação do resultado, publicada na edição 4.708 do Diário Oficial do Município (DOM), viabiliza a contratação de serviços de locação de quatro veículos tipo semirreboque, furgão de alumínio, para composição de UBSs móveis, adaptados e equipados para a área da saúde, conforme condições estabelecidas no Termo de Referência. A licitação foi vencida pela empresa Truckvan Indústria e Comércio Ltda.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as Unidades Básicas de Saúde Móveis vão oferecer todos os serviços de uma UBS, com a vantagem de poder se deslocar, chegando a localidades onde ainda não existam unidades da prefeitura, preenchendo os chamados vazios assistenciais. Além disso, os novos veículos vão oferecer serviços que as antigas carretas não ofereciam, porque realizavam apenas exames.

“São unidades de saúde móveis, que têm como objetivo levar toda a estrutura de uma unidade de saúde para aqueles lugares onde tem o vazio assistencial. Vamos levar equipes preparadas nessas unidades móveis, que vão ter farmácias, atendimentos de estratégia da saúde da família, enfermeiros, médicos, enfim, é um grande avanço que o prefeito Arthur Neto lançará o mais breve possível”, reforçou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

Após a conclusão da licitação e da assinatura do contrato, a empresa tem 60 dias para a adequação e transporte dos veículos até Manaus. A previsão para início das atividades é janeiro de 2020.

Repercussão

A implantação das UBSs Móveis foi destaque no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira, 30/10. O vereador coronel Gilvandro Mota (PTC) comparou o novo serviço às “carretas dasaúde” e enalteceu a melhoria na atenção básica.

“É preciso buscar a melhor solução. A ‘carreta da mulher’ levava a possibilidade do exame, já a UBS Móvel é melhor ainda, porque além dos exames, tem um médico à disposição. Com isso, os usuários vão poder fazer exame, consulta e já levar medicamento para casa. É uma equipe melhor e mais completa, o que permite aumentar o serviço na atenção básica”, explicou Mota.

O vereador destacou ainda que o projeto precisa ter apoio da população, principalmente as mulheres que precisam se prevenir de doenças como o câncer de colo de útero. “O prefeito tem se empenhado em dar resposta para os indicadores de câncer de colo uterino, mas as nossas mulheres precisam vencer o medo, a timidez, e entender que é necessário fazer exame por amor à vida, aos seus familiares”, encerrou.

Texto – Rômulo Araújo e Mauricio Freire / Semcom

Foto – Arquivo / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui