24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

UEA confere Menção Honrosa à Faculdade de Educação da Ufam

Cerimônia pelos 50 anos da Faculdade de Educação ocorreu nesta quarta-feira (1º/07) e contou com a presença dos reitores das duas instituições

“Só tem um caminho para iluminar e redimir a humanidade: a educação”. A frase foi dita pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, durante a Menção Honrosa concedida pela UEA à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam), que está completando 50 anos. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (1º/07), no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia, localizado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).

A Faced/Ufam foi criada na década de 1970, com objetivo de ofertar o curso de Pedagogia. “Nós da Faculdade de Educação muito nos honramos em fazer parte da história da Educação do estado do Amazonas e da Amazônia através do nosso curso de Pedagogia. São muitas histórias, muitas lembranças, e tenho certeza de que a UEA faz parte da nossa história dos 50 anos da faculdade”, destacou o vice-diretor da Faced/Ufam, Cláudio Gomes da Vitória.

“Quero ressaltar hoje aqui, em nome da UEA, ‘universidade costela’ da Ufam, que estamos todos juntos nesse cenário de fazer o Amazonas grandioso. Acreditando na democracia como pilar, como eixo central de toda nossa formação, e destacando a educação como ferramenta que nos conduzirá para um mundo mais justo, a uma sociedade mais fraterna e que coloque o coletivo a frente do indivíduo”, ressaltou o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, reiterou que a universidade pública e gratuita tem um papel estratégico e importante na formação da vida dos amazonenses.

“Receber essa homenagem da UEA é mais um motivo de honra e agradecimento, porque muitas vezes há sobre nós muitas cobranças da sociedade, que são justas e que são legítimas, mas também os momentos de celebração devem ser comemorados. Tenho certeza que os próximos 50 anos da Faced serão anos de muitas vitórias também, mas vitórias na luta que é uma tradição da Faced. Tenho certeza que faremos muito mais pela Faculdade de Educação, e cada vez mais em parceria com a UEA”, enfatizou.

Estiveram presentes na cerimônia, que respeitou as normas distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, o representante dos técnicos administrativos da Faced/Ufam, Francisco Rogério de Carvalho; o vice-reitor da UEA, Cleto Leal; a pró-reitora de Interiorização da UEA, Samara Menezes; a pró-reitora de Ensino de Graduação da UEA, Kelly Christiane de Souza, o pró-reitor de Administração, Marcos André Ferreira Estácio; a pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão; e o diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde, Diego Regalado.

Sobre a Faced/Ufam – A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) foi criada na década de 1970 com objetivo de oferecer o curso de graduação em Pedagogia, na modalidade Licenciatura plena, para formar especialistas em Educação.

Além dos cursos regulares, a Faced oferece cursos de Especialização Lato Sensu, Formação de Professores Indígenas, Programa de Pós-Graduação em Educação com os cursos de mestrado e doutorado, e ainda a Formação de Licenciatura em Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação de Professores em Educação Básica (Parfor).

FOTO: Joelma Sanmelo/UEA

spot_img