Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

UEA promove 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica

Evento on-line, gratuito e aberto ao público, acontece nesta quinta-feira (13/05)

Promover espaços de discussões, partilha de conhecimentos e práticas entre docentes, discentes e profissionais da área da enfermagem e saúde estão entre os objetivos da 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Este ano, o encontro será na quinta-feira (13/05), das 9h às 20h, por meio de plataformas digitais como Microsoft Teams, StreamYard, Zoom e outros.

A 18ª Semana de Enfermagem da UEA acontece anualmente em consonância com a Semana Brasileira de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (SBEn/Aben), de 12 a 20 de maio. O tema central da 82ª edição da SBen será “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, com eixos em defesa do trabalho e da educação em Enfermagem, e em prol da sustentabilidade do Sistema Únicod de Saúde (SUS), saúde e vida na diversidade.

Realidade brasileira em pauta – A 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra científica da UEA abre um leque de possibilidades para discussões quanto aos desafios na área. O evento busca reunir docentes, discentes e profissionais de diferentes serviços de saúde para um diálogo científico e reflexivo.

Os profissionais de enfermagem representam, em âmbito mundial, cerca de 28 milhões de trabalhadores. Apesar da considerável força de trabalho em todo o mundo, o exercício da profissão ainda é pouco conhecido pela sociedade em geral. Com o surgimento da pandemia de Covid-19, houve um protagonismo dos profissionais de saúde, sobretudo dos profissionais de enfermagem, que assumem amplas atividades ante as necessidades de cuidado da população nas unidades do SUS.

O cenário de crise na saúde evidenciou fragilidades no sistema de saúde brasileiro, impactando no exercício dos profissionais de enfermagem e expondo a deterioração das condições de trabalho, com maior desgaste físico, emocional e psicológico no enfrentamento à pandemia.

A coordenadora geral da 18ª Semana de Enfermagem da UEA, professora Aldalice Aguiar, explica que a coordenação espera receber um público de diversas áreas da saúde, em especial os da enfermagem.

“O foco é criar espaços de amplas reflexões quanto ao trabalho na enfermagem no contexto de crise, neste tempo de pandemia em que estamos vivendo. Espera-se também que o momento contribua para a produção do conhecimento técnico e científico, bem como a aplicabilidade prática”, aponta a professora da ESA/UEA. Ela acrescenta que o evento possibilitará a participação on-line em palestras, rodas de conversa, minicursos e submissão de trabalhos científicos.

A solenidade de abertura terá a participação do reitor da UEA, professor Cleinaldo de Almeida Costa; do diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), professor Diego Ferreira Regalado; do coordenador do curso de Enfermagem da ESA/UEA, professor Manoel Luiz Neto; do acadêmico do Centro Acadêmico de Enfermagem Jucimary Almeida do Nascimento (Cajan/UEA), Hugo Nepomuceno Rocha; e da professora Aldalice Aguiar.

As inscrições para o encontro on-line podem ser efetuadas por meio do link https://www.abennacional.org.br/site/.

-publicidade-