Take a fresh look at your lifestyle.

UEA promove Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional durante Semana Mundial de Alimentação

-publicidade-

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma das instituições apoiadoras da Semana Mundial de Alimentação, promovida pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar Nutricional do Amazonas (Caisan/AM). O evento acontece de 17 a 21 de outubro em Manaus e terá como tema “O Clima está mudando: a alimentação e a agricultura também”. Dentro da programação, a UEA realizará o Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional no dia 19 de outubro, no Auditório Anexo da Escola Normal Superior da UEA, às 16h, situado no Shopping Cidade dos Carros, na Avenida Djalma Batista.

O Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional está integrado na programação da Semana Mundial de Alimentação e do Congresso de Medicina da UEA. O simpósio terá dois momentos: apresentação da nova perspectiva do Projeto Rede de Apoio Intersetorial no Fortalecimento do SISAN nos Estados da Região Norte (Praisan) e palestras acadêmicas obedecendo ao tema mundial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sobre Clima, Agricultura e Saúde. As palestras serão realizadas pelos professores Francisco Melgueiro, Katell Uguen, Regismeire Viana Lima e Ester Mourão.

Durante o simpósio estarão presentes o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a presidente da Caisan/AM, Regina Fernandes do Nascimento, do presidente do Conselho Estadual Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/AM), Mark Arthur Loureiro Storck, além dos secretários de saúde, educação, meio ambiente do Amazonas.

A Nutróloga Pediátrica e Professora da UEA, Silvana Benzecry, explica que o simpósio deverá contextualizar aos alunos sobre o tema “O Clima está mudando: a alimentação e a agricultura também” e o público-alvo será o mais abrangente possível. “Durante o Simpósio vamos divulgar o site do projeto Praisan que tem como objetivos apoiar, monitorar e empoderar a Caisan e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A UEA é parceira ao apoiar os estados do Acre, Roraima e Rondônia, portanto teremos representantes desses estados no simpósio”, salientou.

Cerca de 30 alunos da Liga de Pediatria e da Liga de Nutrologia da UEA vão participar da Semana Mundial de Alimentação. Ao final da atividade será apresentado um relatório sobre o Simpósio.

Programação da Semana Mundial de Alimentação

A Semana contempla diversas atividades como “Concurso de Desenhos, poesias e vídeos”, “Exposição de frutos regionais e seu potencial nutricional e tecnológico”, “Exposição e Degustação com aproveitamento integral de alimentos regionais”, “Congresso de Medicina da UEA”, “Oficina das Preparações utilizando frutos da região e Plantas Alimentícias Não-Convencionais”, além de “Orientação e panfletagem sobre Segurança Alimentar e Nutricional nas Unidades do SOS Cidadão e Prato Cidadão – SEAS.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado há 27 anos no dia 16 de outubro. A data marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural. O tema definido pela FAO para 2016 é “O Clima está mudando. A alimentação e agricultura também”.

O Dia Mundial da Alimentação 2016 contempla sete diferentes áreas relacionadas à Alimentação e agricultura onde precisam ocorrer mudanças, se queremos lidar com as mudanças climáticas. Esse é o único jeito de acabar com a fome mundial.

-publicidade-