A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), promove, nesta quinta-feira (22), entre 8h e 10h, uma visita virtual ao Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN). Localizados no auditório do Pólo de Telessaúde da Amazônia, instalado na Escola Superior de Saúde (ESA) da UEA, os participantes poderão conhecer as instalações e parte dos equipamentos do CERN, que é referência internacional e o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado em Meyrin, na região em Genebra, na fronteira Franco-Suíça.
Conforme o professor visitante da UEA, Alberto Franco de Sá Santoro, as mais modernas ações e pesquisas feitas na área de Física poderão ser conhecidas. Haverá, ainda, a possibilidade de interação com os profissionais envolvidos. As comunicações serão feitas em português. A experiência vivida nesta quinta-feira será gravada para que possa, posteriormente, ser compartilhada entre outros alunos e pesquisadores.

Durante a visita, os participantes também poderão conhecer e ver detalhes do acelarador e detector de CMS (compact muon solenoid), que foi utilizado durante os experimentos que culminou com a descoberta do Bóson Higgs. Apelidado de “partícula de Deus”, o bóson de Higgs era a peça que faltava para legitimar o Modelo-Padrão da Física.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here