28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

UFAM e SEDUC/AM lançam edital com 30 vagas de mestrado em Letras para professores

Com 30 vagas disponíveis, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), em convênio firmado com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lançou o edital de seleção para mestrado em Letras. As vagas são para professores da rede pública estadual da capital e do interior do Estado que estejam exercendo ativamente a função da docência. As inscrições seguem até o dia 16 de julho.

O edital de seleção pode ser acessado no site da SEDUC: www.educacao.am.gov.br.

De acordo com a coordenação do mestrado na SEDUC, do total de vagas disponibilizadas, 15 serão ofertadas ainda no segundo semestre de 2018 e as outras 15 vagas no primeiro semestre de 2019. A convocação será feita conforme a classificação dos candidatos no processo seletivo.

Linhas de pesquisa

O programa de pós-graduação terá duas áreas de concentração: área de Estudos Literários e a área de Estudos da Linguagem.

A área de Estudos Literários terá duas linhas de pesquisa, das quais uma será em “Literatura, cultura e transdisciplinaridade” e a outra em “Literatura e outras linguagens”. Já a área de Estudos da Linguagem compreenderá três linhas de pesquisa: Sociolinguística/Dialetologia; Linguística Aplicada; e Análise do Discurso.

Segundo edital, as linhas de pesquisas são parâmetros para a avaliação dos projetos. Candidatos que apresentarem projetos sem que haja abrigo em uma das linhas do programa serão eliminados do exame de seleção.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao mestrado em Letras deverão ser efetuadas até às 23h59 do dia 16 de julho, mediante envio dos documentos requeridos no edital para o e-mail: [email protected].

A submissão de documentos será realizada apenas por meio digital. Os documentos necessários para a inscrição deverão ser digitalizados em formato PDF. Os candidatos receberão uma mensagem eletrônica de confirmação de recebimento do pedido de inscrição.

Os documentos originais relativos à inscrição deverão ser apresentados pelo candidato na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), no Pavilhão Mário Ypiranga, Sala 7, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas, localizada Avenida General Rodrigo Octavio Jordão Ramos, 1200, bairro Coroado I, dentro do período estipulado para a sua matrícula.

Critérios de seleção

Além das exigências estabelecidas no edital divulgado pela UFAM, a SEDUC avaliará os seguintes critérios prévios para que cada inscrição seja homologada: não estar frequentando curso de pós-graduação stricto sensu financiado pela Secretaria, por qualquer órgão do Estado do Amazonas ou governo federal; não possuir titulação de mestrado; possuir disponibilidade de tempo para os estudos e condições para atendimento das exigências do curso; não estar cumprindo a contraprestação de serviço em decorrência de afastamento ou financiamento de estudo concedido pela SEDUC.

Além disso, é necessário ter a cumprir, pelo menos, cinco anos de efetivo exercício na Secretaria de Educação, contados a partir da data da inscrição no processo seletivo para completar as condições exigidas para a sua aposentadoria.

Exame de seleção

O exame de seleção para o curso de mestrado compreenderá as seguintes etapas: análise do pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório; prova escrita de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório; entrevista, de caráter eliminatório e classificatório; prova de títulos, de caráter classificatório.

O resultado da homologação das inscrições será divulgado no endereço eletrônico http://www.ppgl.ufam.edu.br até o dia 19 de julho e também no site da SEDUC.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui