23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ufam e UEA terão destaque em Seminário Ambiental realizado no TCE-AM

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) terão participação de destaque no Seminário de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas da Amazônia (Segam), que acontece nos dias 13 e 14 de novembro. O evento, que será realizado no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), reunirá estudantes, técnicos, profissionais liberais e a sociedade civil para discutir o papel dos órgãos de controle na preservação ambiental.

Conveniadas com o TCE para auxiliar nas auditorias ambientais, a UEA e a Ufam estão contribuindo na coordenação do Segam. “A UEA está na organização do evento, juntamente com a Ufam. Estamos coordenando o comitê científico, a criação da logo do seminário em parceria com o TCE, e a programação científica do evento”, explica Antônio Mesquita, professor doutor da UEA.

As universidades também farão exposição de trabalhos acadêmicos, conforme a professora doutora Suzy Pedroza, da Ufam: “Temos mais de 200 pessoas inscritas no evento, a expectativa é de termos pelo menos 60% desse público apresentando seus trabalhos, em formas de banners”. O professor Antônio Mesquita comenta a participação da UEA: “também estamos na seleção dos diversos trabalhos científicos dos nossos alunos, que estão sendo submetidos para apresentação durante o evento”.

Os professores doutores das universidades públicas trabalham com o Tribunal de Contas subsidiando as ações que desencadeiam as auditorias ambientais, além de trabalhar no desenvolvimento de ferramentas para agilizar as decisões quanto às demandas na área ambiental do estado do Amazonas.

“A parceria firmada entre as universidades e o TCE-AM é uma iniciativa excelente e promissora. Desde muito vem se discutindo o papel das universidades na difusão do conhecimento gerado, que muitas vezes ficam dentro das próprias instituições e com o TCE existe a possibIlidade de aplicação desse conhecimento associado às auditorias, e à geração de mecanismos de controle mais fáceis e ágeis de se medir na área ambiental”, ressalta a professora doutora Suzy Pedroza.

O Seminário — Referência internacional em auditoria ambiental, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promove o Seminário de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas da Amazônia (Segam) para promover o intercâmbio e a troca de experiências entre as Cortes de Contas e demais órgãos de controle da Amazônia brasileira. Além de reunir membros dos Tribunais de Contas, o evento será aberto para estudantes, técnicos, profissionais liberais e sociedade civil.

O evento tem apoio da Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon) e é uma prévia do 2º Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, que será realizado em Manaus, em outubro de 2019. Os TCEs de vários Estados da Amazônia Legal, como Pará, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins participarão de debates no Segam, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e da direção da Atricon, que está em processo de elaboração de diretrizes nacionais para auditoria ambiental.

Texto: Deborah Oliveira| Foto: Anete Jeane Marques

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui