26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

UFAM incentiva produção livre de agrotóxicos

O combate aos agrotóxicos é uma das linhas de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Socioeconomia (Nusec) da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da UFAM. A coordenadora do Nusec, professora Terezinha Fraxe, afirma que um trabalho de não-uso dos venenos agrícolas é mantido há mais de dez anos pela universidade nas comunidades do Amazonas.

Para Terezinha, o uso de agrotóxicos é uma questão imposta por um sistema de produção dominante subordinado ao sistema capitalista de produção. “A indústria de agrotóxicos só tem uma preocupação: vender. Ela não está preocupada se vai matar ou não as pessoas”, afirma.

A pesquisadora disse que o uso da substância é envenena não só o consumidor, mas também o agricultor, o solo, os animais e a água. “Trata-se de uma questão de saúde, além de envolver segurança alimentar”, declara.

AGROUFAM
Produtos livres de agrotóxicos podem ser encontrados na Agroufam, feira realizada mensalmente pelo Nusec. A próxima edição acontece nos dias 3 e 4 de março nos blocos 1 e 2 da FCA, das 8h às 16h.

De acordo com Terezinha Fraxe, a feira traz desde a edição passadas produtos orgânicos, resultado das pesquisas feitas pelo Núcleo de Agroecologia (Neagro) da UFAM na Fazenda Experimental da universidade.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui