25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

UGPE lança edital de licitação para implantação de metodologia de gerenciamento na gestão de obras

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), lançou, no dia 23 de julho, o edital nº 003/2020 – CEL, na modalidade de Licitação Pública Nacional (LPN) para o financiamento do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O certame trata da contratação de empresa para a implantação da metodologia de gerenciamento e gestão dos processos construtivos, chamada Building Information Modeling (BIM), que, em português, significa “Modelagem da Informação e Construção”.

Esta metodologia será implementada na UGPE, que é a secretaria responsável pela execução, fiscalização e acompanhamento das obras do Prosamim, assim como, na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra). Os recursos investidos no Prosamim são provenientes de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A UGPE pretende utilizar parte desses recursos para a implantação desse moderno e estratégico sistema.

O assessor de planejamento da UGPE, arquiteto Cristiano Almeida, afirma que o BIM é uma metodologia composta de diversas ferramentas que podem ser aplicadas no projeto, gestão, compatibilização e outras variáveis que se encontram na execução do projeto em si, bem como da obra.

“O BIM é uma metodologia que não é tão nova e no Brasil, vem sendo difundida pelo Governo Federal e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Através da utilização dessa metodologia, nós conseguimos ter uma gestão da obra mais facilitada, conseguindo analisar melhor os prazos e consequentemente os custos, porque as revisões de projeto e alterações em campo são infinitamente menores”, afirmou o arquiteto.

O coordenador executivo da UGPE e engenheiro civil, Marcellus Campêlo, afirma que existem estudos que demonstram que a implantação dessa metodologia corrobora para a diminuição de até 30% do retrabalho na execução de um projeto.

Habilitação – Os interessados a se habilitarem e apresentarem propostas devem atentar para as seguintes informações:

A documentação completa relativa à licitação pode ser inspecionada e adquirida em meio digital (CD-ROM) na rua Jonathas Pedrosa, nº 659, Centro (próximo à avenida Sete de Setembro), CEP 69020-255, Manaus –AM (Brasil), por qualquer concorrente elegível mediante recolhimento de uma taxa não reembolsável de R$ 50,00 (cinquenta reais) por edital, sem direito à restituição. O telefone de contato é o 55 (92) 3878-7222 e o Correio Eletrônico (e-mail): [email protected].

O método de pagamento será mediante documento de arrecadação, obtido no site www.sefaz.am.gov.br, no código do tributo 4441 – Vendas de editais, a ser recolhido em uma das agências da rede bancária credenciadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Os interessados poderão obter maiores informações no mesmo endereço.

Prazos – As propostas deverão ser entregues, no endereço acima mencionado, até às 10 horas do dia 25 de agosto de 2020, acompanhadas de Garantia de Proposta: R$13.907,71 (treze mil, novecentos e sete reais e setenta e um centavos), e serão abertas imediatamente na presença dos interessados que participarem da cerimônia de abertura.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

spot_img