27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Um assunto que pais e professores não podem ignorar

Sexo sem dúvidas para pré-adolescentes e adolescentes, do professor Samuel Lago, chega para dialogar com público curioso e que precisa de orientação adequada

Da reprodução e o início da vida humana, até o ato sexual seguro. O Professor Samuel Lago, autor de Sexo sem dúvidas para pré-adolescentes e adolescentes da Editora Nossa Cultura, não deixa passar nenhum dos questionamentos mais comuns sobre sexo e sexualidade que podem surgir na faixa-etária entre 10 e 15 anos.

Em formato didático, o autor apresenta conteúdo consistente usando como apoio ao texto explicativo, imagens e ilustrações que simplificam a conversa sobre o assunto.

O livro trata desde temas biológicos como a reprodução dos animais, passando pela fisiologia sexual humana; até abordagens com implicações psicológicas e sociais de abusos sexuais, gravidez na adolescência e pedofilia.

A AIDS recebe atenção especial do autor com um capítulo específico sobre o tema. Tal destaque justifica-se pelos recentes dados do Ministério da Saúde que apontam que o maior crescimento de casos da doença está entre jovens de 15 a 24 anos. Em oito anos, foram quase 30 mil casos de HIV positivo neste grupo da população. O autor divide o capítulo em tópicos que explicam como se pega ou não se pega AIDS, se existe teste para a doença, traz ainda dados sobre a AIDS no Brasil, e fala sobre a importância do uso da camisinha na prevenção desta e de outras DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Temas tabus como masturbação, sexo anal, congelamento de embriões e tamanho ideal do pênis são apresentados com linguagem acessível à faixa etária a qual se destina o livro. Mesmo a religião relacionada ao sexo e à sexualidade é comentada, neste caso, a partir da opinião pessoal do professor.

Em concordância ao projeto de abordar a sexualidade como parte normal e saudável da vida humana, o professor traz ainda pensamentos para reflexão com excertos de filósofos e autores sobre juventude, adolescência e sexo. O glossário que finaliza a obra serve de consulta direta a termos como “vulva”, “transexual”, “estupro”, “cafetão” “epidídimo” etc.

Apesar de seu viés didático, Sexo sem dúvidas é um livro também para os pais inseguros quanto à abordagem da sexualidade, presente cada vez mais cedo na vida das crianças. Para os professores é um material de apoio fundamental, pela linguagem acessível e objetiva à faixa etária que começa a ter contato com o sexo.

O assunto sexo e sexualidade vai muito além do ato sexual e da reprodução. Abrange o que são as pessoas, seus sentimentos e relacionamentos. Implica ainda aprendizagem, reflexão, valores morais, éticos, religiosos e escolhas. A escola e os pais não podem ignorar, reprimir ou omitir-se!

Sobre o autor: O professor, educador e biólogo Samuel ramos Lago nasceu em 8 de maio de 1941, em Lins, estado de São Paulo.

Tem um histórico de vida que dispensa apresentações: quarenta anos consagrados ao ensino e à criação de obras didáticas que, pelo seu pioneirismo e concepção inovadora, abriram novas perspectivas pedagógicas não só no ensino de Ciências e Biologia como em outras áreas. Ama a educação.

Milhares de alunos passaram por suas mãos provenientes do Ensino Fundamental, cursinhos pré-vestibulares e mesmo da Pontifícia Universidade Católica – PUC – onde lecionou por dez anos.
Cerca de 30 milhões de alunos estudaram nos livros que escreveu e/ou foram editados por ele; hoje mais de 50 livros.
– Sócio-fundador da Sociedade Educacional Positivo (Curitiba) em 1972.
– Fundador da Editora Lago – janeiro, 1996.
– Sócio-fundador da Editora Nossa Cultura – fevereiro, 2005.

spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui